CampeonatoEsporte

Vem aí a Copa América de Remo Costal

Três atletas brasileiros participam do evento: Vangelys Reinke, do Flamengo, Herbert Bercknhagen, do Bandeirantes, e Bárbara Santos, do Paysandú.

Vem a aí a segunda Copa América, que serve de qualificação para os 2023 World Beach Games. A Copa acontece entre os dias primeiro e 11 de maio, na cidade de Chorrillos, no Peru. Os dias de provas são divididos em três diferentes tipos de Costal: Beach Sprint, Travessia 6k e Travessia 23 k. Três atletas brasileiros participam do evento: Vangelys Reinke, do Flamengo, Herbert Bercknhagen, do Bandeirantes, e Bárbara Santos, do Paysandú. Nosso representantes vão remar em diferentes modalidades e barcos de Costal.

O evento é dividido em três tipos de competição. A primera é o Beach Sprint que acontece entre os dias três e quatro de maio. Esta modalidade de Costal foi incluída do programa do Mundial de Jogos de Praia, que acontece, este ano em Bali. A prova começa com uma corrida dos competidores até o barco, que se encontra na água, em dead heats entre duas equipes. O percurso é dividido entre a ida até a boia de 250 metros em slalom e a volta em linha reta. A chegada é muito similar a saída, onde o remador sai do barco e corre na areia até a linha de chegada.

A segunda parte, é a Travessia de 6k, esta modalidade de Costal tem o percurso de 6 quilômetros e acontece em alto mar. O percurso é definido por bóias de pontos de checagem e de retorno. Nesta modalidade quanto mais vento e ondas melhor. A competição acontece na baía de Chorrillos em frente às instalações da Sede do Clube de Regatas Lima.

Já a última parte do evento, acontece no dia 9 de maio e é chamada de Travessia de 23 quilômetros. A largada acontece em La Punta, Callao, e a chegada é na Sede do Clube de Regatas Lima. Barcos com, quatro remadores, enfrentam correntezas, ondas e ventos para chegar no outro da lado da baía de chorrillos. Ao contrário das demais modalidades de Costal, o percurso desta travessia é em linha reta.

Barcos: Os barcos do Costal são um pouco diferentes dos usados no Olímpico. Primeiro porque o modelo do barco é projetado para ondas, ventos e correntezas. Segundo porque as categorias tambem são diferentes, podendo ou não, ter timoneiro. Cada tipo de competição conta com barcos diferentes. Todos os barcos do Costal, utilizados na Copa América, são de palamenta dupla.

O Beach Sprint por ser uma prova de velocidade, os barcos são o menores e não contam com timoneiro. Sao eles: C1x, C2x. Ainda exista a possibilidade das equipes serem mistas (metade de cada gênero). Algumas provas ainda contam com a transição entre remadores. Onde o primeiro atleta passa o barco para o segundo atleta da mesma equipe.

A travessia de 6 quilômetros conta com os barcos C1x, C2x, C4x (os dois últimos podem ter timoneiro) e a Travessia de 23k conta apenas com os barcos maiores: C4x+, podendo a equipe ser mista ou não. Assim como no Olímpico o símbolo “+” pode ser encontrado ao lado de alguns barcos, isso significa que este tipo de barco conta com o timoneiro.

Fonte / Imagem: ASCOM REMOBRASIL

Related posts

Dream Tour 2023 abre o circuito brasileiro na úlltima quarta-feira em Xangri-lá

Fulvio Bahia

Viva Salvador: evento de ciclismo Pedal da Cidade ocorre no Parque dos Ventos neste domingo (02)

Fulvio Bahia

Hall da Fama do Cob homenageia Manoel Dos Santos, Ricardo Prado e mais lendas do esporte

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais