Inclusão SocialMundoMunicípiosSaúde

Luís Eduardo Magalhães: CAM apresenta dados de ações nos três primeiros meses de 2023

O Centro é uma iniciativa da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, fruto de parceria entre as secretarias municipais da Cidadania, Segurança e Saúde formada por uma equipe multidisciplinar, coordenada pela Pedagoga e bacharela em Direito, Nara Apolinário.  

A equipe do Centro de Apoio à Mulher (CAM), de Luís Eduardo Magalhães, apresentou os dados de ações realizadas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. Nesse período, foram registrados 540 atendimentos, incluindo acompanhamentos psicológicos, sociais e jurídicos e o encaminhamento para a utilização do Botão do Pânico. Desde o início do ano, 117 mulheres em risco já procuraram os serviços do Centro. A apresentação dos dados foi realizada no Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), localizada no bairro Santa Cruz.   

O CAM completou dois anos de atuação no município em março, com trabalhos preventivos e de proteção às mulheres em situação de violência doméstica. As ações da equipe do Centro continuam crescendo e contam com um espaço destinado ao acompanhamento e cuidado, além de oferecer atendimento psicológico, social e jurídico para a superação da violência doméstica, contribuindo para o fortalecimento e crescimento da autoestima da mulher.  

O Centro é uma iniciativa da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, fruto de parceria entre as secretarias municipais da Cidadania, Segurança e Saúde, formada por uma equipe multidisciplinar, coordenada pela Pedagoga e bacharela em Direito, Nara Apolinário.  

Apesar do trabalho desenvolvido pelo CAM, o índice de violência contra a mulher ainda é alto. Nesses dois anos, foram contabilizados 4.036 atendimentos no Centro. Outro mecanismo para resguardar a vida de mulheres que sofrem violência, foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Segurança e a Guarda Civil Municipal (GCM). O Botão do Pânico é um dispositivo eletrônico utilizado por mulheres do município que possuem medidas protetivas, são acompanhadas pelo CAM e se encontram em situação de perigo.  atualmente, 115 mulheres já têm o dispositivo em seus celulares. 

Endereço do CAM 
Rua Valdemar Klein, nº 129, Jardim Imperial.  

Telefone/WhatsApp: (77) 99952-7818 (Plantão)

Fonte / Foto: SECOM PMLEM

Related posts

Lei institui licença para mães e pais concluírem cursos acadêmicos

Fulvio Bahia

Saúde masculina: como a Cannabis pode contribuir? 

Fulvio Bahia

Engenheiro baiano, professor da UEFS, recebe menção honrosa em Portugal por tese de doutorado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais