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SIMM iniciou atendimento provisório no SAC do Empreendedor nesta terça-feira (02)

Em razão da requalificação da sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) no Comércio, os serviços do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), foram transferidos de forma provisória para o SAC do Empreendedor, localizado no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. A medida tem duração prevista de 40 dias, e o horário de funcionamento permanecerá das 8h as 17h, com atendimento a ser agendado pelo site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br

Nesta terça-feira (02), primeiro dia da mudança, Adilza Ramos, de 55 anos, aproveitou o serviço para fazer pesquisa de vagas de emprego. “Eu sempre estou olhando vagas na área de logística, serviços gerais e produção. Gostei do espaço, do acolhimento, e espero sair daqui com um encaminhamento”, disse.

De acordo com a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, a reforma da estrutura do Simm no Comércio visa oferecer mais conforto ao cidadão. Além do cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, o serviço também oferece cursos gratuitos de capacitação profissional voltados para as vagas oferecidas, com vistas a aumentar a empregabilidade. A ação é realizada em parceria com instituições como o Sebrae-BA, Senac e Instituto Federal da Bahia (Ifba). 

Atualmente, são atendidas quase 500 pessoas por dia, nas modalidades presencial e on-line. De janeiro de 2022 a março de 2023, o Simm realizou 60 mil atendimentos, com o encaminhamento de 26 mil pessoas ao mercado de trabalho.  

SAC do Empreendedor

Inaugurado em junho de 2022, o SAC do Empreendedor foi criado para fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana. No local são oferecidas soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços com integração de órgãos, como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).

Na lista de serviços disponíveis no SAC estão a formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), orientação, regularização, declaração e parcelamento. O espaço também atende solicitações relacionadas ao Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e licenciamento para ambulantes.  

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, mediante agendamento pelo site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br. A estrutura conta com a parceria do Sebrae-Ba, para realização de cursos de capacitação e orientação.

Fonte: SECOM PMS | Fotos: Bruno Concha/Secom

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