O cantor e compositor mineiro Marcos Almeida subiu ao palco do Teatro Jorge Amado, em Salvador, na última terça-feira (03) e sobe ao palco neste sábado (06) com ingressos esgotados para apresentar o show de sua Turnê 2023. Dono de 68 milhões de streamings no Spotify e 62 milhões de plays no YouTube, o artista receberá o público com o álbum “Lá de Casa”, hits de sua carreira e singles, ao lado dos músicos convidados: Íkaro Cavalcante (guitarra), Josias Campos (baixo) e Daniel Gazzi (bateria).
Descrevendo sua obra como “música tecida na esperança”, recentemente o compositor ganhou destaque devido à performance de dois de seus maiores sucessos, “Se valente” e “Vem me socorrer”, na novela das sete “Vai na Fé”, da Rede Globo. O novo show foi desenhado pelo próprio artista, que já soma 15 anos de trajetória na música e 40 composições autorais.
A icônica capa usada por Marcos Almeida nos shows é assinada por Karen Brandoles, estilista à frente da Passarela Alternativa. Costurada por mulheres egressas do sistema prisional, a peça foi toda feita com retalhos de roupas que elas levaram para o ateliê em São Paulo. Segundo ela, mais do que uma reutilização criativa (upcycling), a capa é um retrato do Brasil e dos brasileiros que aprenderam a transformar retalhos em obra de arte.
Em paralelo à turnê, Marcos acaba de lançar nas plataformas digitais seu mais novo álbum ao vivo: “Essa Pele Marcada”, no qual, o repertório busca “expressar o esforço do povo brasileiro em ressignificar os últimos dois anos de isolamento, entre muitas dores, encontrando alegria para seguir em frente”, finaliza o artista.
Perfil
Nascido em Belo Horizonte, Marcos Almeida é dono de uma trajetória de 15 anos na música brasileira e possui mais de 40 composições. Começou mostrando suas canções com a banda Palavrantiga (2008). Depois, veio a primeira regravação da música “Casa” pela dupla Chrystian e Ralf (2010). Lorena Chaves gravou “Cartão Postal” em seu álbum de estreia (2013) e dois anos depois gravaram juntos o single “Dança” – que veio a ser regravada recentemente pelo duo OUTROEU (2020), assinada pelo respeitado produtor Paul Raphes (responsável por produzir discos de grandes bandas como Skank, Cidade Negra, Nando Reis, entre outros).
A partir de 2015, Marcos mergulhou em uma intensa carreira solo, como cantor e multi instrumentista. Em 2016 lançou dois álbuns ao vivo e uma turnê com mais 30 mil ingressos vendidos, num total de 50 shows em teatros pelo país e uma experiência internacional na Alemanha.
Seu maior hit é a canção “Sê Valente”, que marcou o início de sua carreira solo e foi regravada pelo cantor Ton Carfi (2020) e pela banda paraibana Calmará (2022). Em 2019, Marcos lançou “Lá de Casa”, seu primeiro álbum de estúdio, a convite do Itaú Cultural, no Auditório Ibirapuera. Em 2020, lançou o disco “Ao Vivo/Presente”, no qual toca as canções do disco anterior e novos singles no formato voz, violão, bumbo, guitarra; acompanhado por Beto Correa ao piano. Atualmente, Marcos está realizando a Tour 2023, por diversas cidades do Brasil e, em paralelo, acaba de lançar seu mais novo álbum ao vivo: “Essa Pele
Marcada”, disponível nas plataformas digitais.
Fonte: Alô Alô Bahia | Foto: Salomão Santos/Divulgação