BahiaCovid-19MunicípiosSaúde

Bahia registra primeiro caso da variante Arcturus da Covid-19

Vírus foi identificado em idosa de 70 anos que morreu após dar entrada em hospital de Camaçari

A Bahia registrou o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid-19, conhecida como como Arcturus. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) nesta quinta-feira (04). O caso é o segundo no Brasil. A paciente era de Camaçari, cidade na região metropolitana de Salvador, e morreu em decorrência da doença.

De acordo com a Secretaria, até o momento, a Vigilância Epidemiológica tem a informação de que se trata de uma paciente do sexo feminino, de 70 anos. A paciente teve o início de sintomas no dia 6 de abril, com internação hospitalar no dia 13, e coleta para testagem de Sars-Cov-2 no dia 14. Ela morreu no dia 15.

Ainda segundo as informações colhidas durante a investigação do caso, os dados colhidos no prontuário hospitalar apontam que a paciente tinha histórico de comorbidades, e deu entrada na unidade hospitalar em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos (DMOS), lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal crônica. O óbito foi declarado tendo como causa básica a Covid-19.

O primeiro caso da Ômicron XBB. 1.16 da Covid 19 do país foi registrado em São Paulo. Nos países onde a variante já foi identificada, não foi observado o aumento da gravidade dos casos de Covid-19 que tenha se traduzido por aumento de hospitalizações e óbitos. A XBB.1.16 produz sintomas semelhantes a outras subvariantes, como febre, tosse, dor de garganta e coriza.

Diante da confirmação do caso, a Vigilância Epidemiológica da Sesab desenvolve ações semelhantes àquelas já adotadas para as demais variantes: monitoramento dos casos com o sequenciamento das amostras coletadas.

Na Índia em especial, tem sido observada em pacientes com a variante uma frequência elevada de casos de conjuntivite, observados principalmente em crianças.

Ainda não existem dados numéricos oficiais que respaldem essa observação, e tal achado parece ter sido ainda relatado em outros países. Também vale notar que, embora não muito frequente, a conjuntivite, mesmo como manifestação isolada ou predominante da Covid-19, já foi observada desde o início da pandemia.

Fonte e Foto: iBahia | Divulgação

Related posts

Salvador Vai de Bike e Samu capacitam ciclistas para atuar em primeiros socorros no trânsito 

Fulvio Bahia

SEC oferece 8.120 vagas residuais de cursos da Educação Profissional para quem já concluiu o Ensino Médio

Fulvio Bahia

Dias D’Ávila: Prefeitura abre cadastramento para novos beneficiários do Auxílio Transporte Universitário

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais