A obra, que integrou a exposição CowParade Salvador, faz resgate histórico dessa personagem que ficou marcada na memória soteropolitana
Até o dia 05 de junho, os clientes que passarem pela Estação Pirajá do Metrô poderão conferir a exposição itinerante “Fome de afeto e memória”, com a escultura “Roxinha Urbana”, uma homenagem do artista visual Denissena Fóssil à memorável Mulher de Roxo. A ação integra o programa Bora de Metrô da CCR Metrô Bahia, que promove durante todo o ano no Sistema Metroviário, eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar.
A exposição itinerante percorrerá diversas estações do Sistema Metroviário de Salvador – Lauro de Freitas e já passou pelas Estações Pernambués, Brotas e Bairro da Paz. “Este é um projeto que resgata a cultura e que conta um pouco mais da história de Salvador para todos os clientes que ainda não conheciam, além de apoiar o trabalho do artista”, explica Rodrigo Rainer, Gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.
A escultura integrou a exposição “CowParade Salvador”, realizada em 2019 pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade no Brasil. A CowParade (“Desfile das Vacas”, em português), maior evento de arte urbana do mundo, foi criada na Suíça em 1998, com o propósito de democratizar o acesso à arte. No Brasil, desde 2005, a exposição já passou por nove cidades brasileiras. Ao final de cada evento, a Toptrends promove um leilão beneficente. Em 13 edições, foram destinados mais de R$ 7 milhões de reais para organizações sem fins lucrativos brasileiras.
O artista visual Denissena Fóssil destaca a importância do acesso à arte em locais como o Sistema Metroviário baiano. “Nossa proposta com a exposição é dialogar, despertar leituras subjetivas, sentimentos e humor no público que transita nas estações de metrô de Salvador. É fundamental ter acesso a arte na contemporaneidade”, completa.
Serviço
O quê: “Fome de afeto e memória”
Quando: Até 05 de junho
Onde: Estação Pirajá de Metrô
Sobre a Mulher de Roxo
Ao longo dos 1970 até perto do fim do século passado, uma figura enigmática chamava a atenção de todos que passavam pela principal via de comércio de Salvador, a Rua Chile. Por lá, vagava uma mulher vestida de roxo, com trajes que mais lembravam o hábito usado pelas freiras, o que incluía ainda um grande crucifixo na altura do peito. Apesar de folclórica, a imagem da dama causava os mais diversos tipos de sentimentos, como receio, compaixão e respeito.
Sobre a TOPTRENDS
A Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, nasceu em 2004 com o propósito de promover cultura, causas e marcas através de ações de marketing cultural. Detentora dos direitos exclusivos de realização no Brasil da CowParade, considerada um dos maiores eventos de arte de rua do mundo, a Toptrends também contabiliza uma série de projetos de grande repercussão. Entre eles estão as exposições: Mônica Parade, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções; a Call Parade idealizada para a empresa Vivo; a Big Heart Parade; e a exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, que está em itinerância pelas principais cidades brasileiras.
Fonte / Foto: ASCOM CCR Metrô BAhia