A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) enfrenta, neste mês de maio, período de estoque de sangue abaixo do crítico e convida os voluntários à doação de sangue para suprir as necessidades dos hospitais do estado.
Dentro da campanha “Doe Sangue e Abasteça a Esperança de Quem Precisa”, o Hemoba facilitará o acesso à doação e cadastros de doadores de medula óssea com a movimentação, nos próximos dias, da unidade móvel de coleta (Hemóvel) entre Salvador e Lauro de Freitas.
Na capital baiana, o Hemóvel atenderá, das 8h as 17h, no Salvador Shopping, neste sábado (06) e na segunda-feira (08). O serviço também ocorre na Estação Nova Lapa, de quinta-feira (11) a sábado (13). Já em Lauro de Freitas, estará na Faculdade Unime, terça (09) e quarta-feira (10), das 8h as 16h.
Para realizar a doação, não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada.
O candidato deve estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais. O voluntário deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Já o cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital baiana e no interior do estado, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para tornar-se um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Fonte: Alô Alô Bahia | Foto: Camila Souza/GOV BA