ArteCulturaOSBATeatro

OSBA realiza concerto gratuito nesta quinta-feira (11) no Museu de Arte Sacra da UFBA

A apresentação acontece no dia 11 de maio, quinta-feira, às 19h, no Museu de Arte Sacra da Bahia, com entrada franca e regência do maestro José Maurício Brandão.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) fará um concerto gratuito nesta quinta-feira (11), às 19h, no Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado no bairro doDois de Julho. A apresentação marca o retorno em 2023 da Série Manuel Inácio da Costa, projeto que tem como proposta percorrer museus e igrejas da capital baiana.

A apresentação conta com a regência de José Maurício Brandão, maestro titular da Orquestra Sinfônica da UFBA. Já os solistas do concerto serão os músicos da OSBA Serghei Iurcik, chefe de naipe das violas, e Pedro Robatto, chefe de naipe das clarinetas. A entrada para o concerto é franca, sujeita à lotação do espaço.

Programa

No programa, o público terá a oportunidade de conferir um repertório formado por duas obras de compositores alemães: o “Concerto para Clarineta e Viola em Mi Menor, Op.88”, de Max Bruch (1938-1920); e a Sinfonia Nº6 em Fá Maior, Op.68 (Pastoral), de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Uma das composições mais conhecidas do repertório de Beethoven, a “Sinfonia Nº6 em Fá Maior, Op.68 (Pastoral)” é considerada um dos primeiros exemplos da música programática, termo utilizado para descrever obras que possuem um conteúdo extramusical, evocando acontecimentos, descrevendo cenas ou situações e suscitando imagens na mente do ouvinte.

“Composta em 1808 com cinco movimentos, esta sinfonia tem por propósito descrever a sensação experimentada nos ambientes bucólicos. Beethoven argumenta que esta obra não deveria ser interpretada como um ‘quadro sonoro’, mas sim como uma expressão de sentimentos. Ela é mais um maravilhoso exemplo da inventividade, inovação e domínio da linguagem, tão naturais na produção de Beethoven”, explica o maestro José Maurício Brandão.

Peça que abre o repertório do programa, o “Concerto para Clarineta e Viola em Mi Menor” foi composta por Max Bruch em homenagem ao seu filho, o clarinetista Max Felix. A obra é descrita pelo maestro deste concerto, o também professor da UFBA José Maurício Brandão, como uma das mais conhecidas composições de Bruch e também uma importante representante do romantismo alemão.

“Bruch, compositor do romantismo tardio, foi violinista e maestro. Isso torna sua obra muito especial no que tange à excelência da escrita para instrumentos de corda de arco. Este compositor foi um forte representante do romantismo alemão, com uma obra formada por sinfonias, concertos, ópera, lied e música de câmara”.

SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA: A série Manuel Inácio da Costa foi batizada em homenagem ao nome deste importante escultor barroco baiano que viveu entre os séculos XVIII e XIX. O objetivo desta série é percorrer as principais igrejas de Salvador, em especial as construções seculares situadas no Centro Histórico da capital baiana. Com esta iniciativa, a OSBA valoriza o diálogo entre a música de concerto e o patrimônio histórico e arquitetônico baiano, proporcionando ao seu público uma experiência de imersão musical única.

OSBA

Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

11/MAI (QUINTA) – SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA

Horário: 19h

Local: Museu de Arte Sacra da UFBA (Dois de Julho)

Regente: José Maurício Brandão

Solistas: Serghei Iurcik (viola) e Pedro Robatto (clarineta)

Entrada Franca (sujeita à lotação do espaço)

Programa:

M. BRUCH – Concerto para Clarineta e Viola em Mi Menor, Op.88 

L. V. BEETHOVEN – Sinfonia Nº6 em Fá Maior, Op.68 (Pastoral)

Fonte / Imagem: ASCOM OSBA

Related posts

Lançado há 2 meses, Distrito Cultural do Centro Histórico já beneficia artistas, moradores e trabalhadores da região

Fulvio Bahia

Espetáculo Chiquita com Dendê estreia no Festival Curto Circuito

Fulvio Bahia

Busto de Cláudio Veiga é inaugurado em frente à Academia de Letras da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais