O colombiano Arnolvis Dalmero volta a competir no Centro Olímpico no salto em distância
As provas feminina e masculina do salto em distância serão algumas das atrações do Grande Prêmio Brasil Loterias Caixa de Atletismo, integrante da série bronze do Continental Tour da World Athletics, que será disputado nesta quarta-feira (10), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.
A competição, que será aberta com o salto em altura feminino, a partir das 10 horas, terá entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), organizadora do evento, e pelo Canal Olímpico, do COB, na plataforma streaming da NSports. A entrada para o público no Centro Olímpico deverá ser feita pela Rua Pedro de Toledo, 1.651.
As provas do salto em distância chamaram a atenção no Torneio Internacional Loterias Caixa – GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva, realizado no último domingo (07), em Bragança Paulista (SP). A mato-grossense Lissandra Maysa Campos (IVL-MT), de 21 anos, venceu a prova feminina, com 6,69m (-1.4), batendo o recorde brasileiro e sul-americano na categoria sub-23. No masculino, o colombiano Arnovis Dalmero obteve a marca de 8,18m (1.0), igualando o recorde nacional de seu país. Tanto Lissandra como Arnovis assumiram a liderança no Ranking da América do Sul de 2023.
“Eu estou ótima, me sentindo confiante para o GP Brasil”, disse a saltadora que treinou na última segunda-feira (08) na pista do Centro Nacional Loterias Caixa, em Bragança. “Gostei do resultado de domingo, mas sei que posso saltar mais. O objetivo é melhorar a marca”, completou a atleta, treinada por Maria Aparecida Souza de Lima, competidora olímpica em Atlanta-1996. A prova começa às 13h05. Letícia Oro Melo, medalhista de bronze no Mundial do Oregon-2022 também estará na competição. “Ela é a minha inspiração”, afirma Lissandra.
O recorde brasileiro sub-23 anterior era de 6,66 m de Jéssica Carolina Alves, desde 2014. Já o sul-americano era da colombiana Natália Linares, com 6,68m, obtido em 2022.
“Depois do resultado de domingo, a Lissandra está mais motivada do que nunca para saltar longe. Somos gratas a Deus pelo resultado, que é fruto de muito trabalho”, comentou Cida, como a treinadora é conhecida.
Já Arnovis Dalmero mantém bons resultados há algum tempo. Em 2021, por exemplo, foi campeão sul-americano no salto em distância, em Guayaquil, no Equador. E em 2017 ganhou o bronze no salto triplo do Campeonato Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia. Em Bragança, igualou seu recorde pessoal.
O gaúcho Samory Uiki (Sogipa-RS) foi o brasileiro mais bem colocado no Torneio Internacional – segundo lugar na prova, com 7,99m (-0.1). Nesta quarta-feira (10) haverá mais um confronto entre eles a partir das 11h30.
A primeira edição do Meeting Internacional de São Paulo ocorreu em 1985, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em comemoração à medalha de ouro conquistada por Joaquim Cruz nos 800 m dos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. Depois a competição passou a chamar GP Brasil, sempre com aval da Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF), hoje World Athletics.
A reunião técnica do evento será realizada nesta terça-feira (09), no Auditório do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (localizado ao lado da quadra coberta), a partir das 18h30.
Mais informações como programa horário e normas de funcionamento estão disponíveis no hotsite, com entrada pelo home do site da CBAt.
Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Wagner Carmo/CBAt