ArteCriançaCulturaInclusão SocialLiteratura

Uma Quarta de FreePelô leva estudantes da Rede Pública a ter contato direto com a literatura

Nesta primeira etapa a programação priorizará a poesia falada e cantada, pensando em dialogar com os jovens e convidando-os a transitar pela fruição e aprendizagem, que terá a literatura oral como matéria-prima maior

A Fundação Casa de Jorge Amado, com apoio do Grupo CCR, passa a realizar, a partir desta quarta-feira (10) “Uma Quarta de FreePelô”, programa em correalização com o Sesc Bahia que promoverá, de forma gratuita, todas as quartas-feiras, o contato de crianças e jovens com o universo da literatura.

Estão programadas ações formativas e artísticas onde estudantes de escolas públicas de Salvador e da Região Metropolitana visitarão a Fundação Casa de Jorge Amado e outras instituições do Centro Histórico, e participarão de uma programação especialmente pensada para o evento e que acontece em espaços como a Arena e o Teatro Sesc Senac Pelourinho, o Café Zélia Gattai e o Museu Eugênio Teixeira Leal. O objetivo é contribuir para a formação do leitor, por meio do estímulo ao prazer da leitura, a partir do contato direto com o texto literário. A inciativa tem a correalização do SESC Bahia e o apoio do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia.  

A programação funcionará também como “um esquenta” para a FLIPELÔ (9 a 13 de agosto), mas prosseguirá após a realização da festa literária. Na primeira fase dos encontros, professores e estudantes, ao visitarem a Fundação Casa de Jorge Amado, terão a orientação de monitores e ganharão uma cartilha e um conjunto pedagógico sobre a vida de obra de Jorge Amado para serem aplicados em sala de aula. Em seguida seguirão para o Teatro Sesc Senac Pelourinho onde participarão de uma programação artística, também gratuita.

Poesia falada e cantada

Nesta primeira etapa a programação priorizará a poesia falada e cantada, pensando em dialogar com os jovens e convidando-os a transitar pela fruição e aprendizagem, que terá a literatura oral como matéria-prima maior. Assim, no dia 10 de maio, a partir das 14h30, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, jovens estudantes de escolas do entorno do Centro Histórico conhecerão o trabalho da dupla Cold Mansa e Cosca que apresenta a performance “Griotagem: rima e poesia improvisada”. 

Cleber Souza é o nome de batismo de Cold Mansa, um jovem afro MC nascido e criado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, cria das rodas de freestyles e dono de versos melódicos, quentes e empoderados da cena soteropolitana. André Costa, conhecido também como Cosca, é natural da capital baiana e morador do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Produtor cultural, designer gráfico, fotógrafo, poeta e músico ele é idealizador de projetos como a Classudos – Rap Jazz, 3º Round – Circuito de Rima Improvisada, Sarau e Slam – Boom Poético e Semana Baiana de HipHop tem na Cultura Urbana e Arte Negra seu nicho de atuação.  Cosca é, ainda, sócio fundador da Kalifa LXXI, produtora especializada em Cultura Urbana e HipHop, e um dos produtores responsáveis pela produção das duas primeiras mixtapes do Rapper Emicida em Salvador. A Kalifa LXXI é organizadora de uma das principais batalhas de rima improvisada do Brasil, o 3º round Circuito de Rima Improvisada.  

De volta à escola

“Uma Quarta de FreePelô” é um programa de ações formativas que começa antes mesmo dos estudantes chegarem ao Centro Histórico. Em sala de aula eles são preparados em suas escolas pelos professores para o que viverão durante a visita, recebem informação e discutem sobre o escritor ou literatura com o qual terão contato. Ao chegar no Centro Histórico, após a visita à Fundação Casa de Jorge Amado e a participação no evento artístico eles são convidados a se expressar no microfone aberto no palco, através da música, da poesia, do que quer que tenham produzido a partir desta experiência. Acontece então um sarau improvisado.

De volta à escola, no dia 11 de maio, quinta-feira, às 14 horas, os alunos participarão de “Griotagem – Construção Rimas Criativas”, uma ação desenvolvida pela Kalifa LXXI, uma atividade de arte-educação que tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades de composição de rimas e poesia em jovens estudantes de escolas públicas da Bahia e espaços educacionais ligados ao Sesc. Esta oficina busca oferecer aos participantes uma experiência estimulante e criativa, com o intuito de aprimorar suas habilidades artísticas e poéticas. 

“Uma Quarta de Free Pelô” é um programa que está apenas começando e que levará a jovens da Rede Pública de ensino a literatura feita em nosso país ao mesmo tempo que trará estes mesmos jovens aos Centro Histórico de Salvador, não só para conhecer a vida e obra de Jorge Amado, mas também os museus, o patrimônio histórico de sua cidade e para ter contato com performances artísticas com as quais, se identificando, possam passar abrir mais espaço para conhecer o que de bom tem sido produzido na literatura da belíssima língua portuguesa.

As ações formativas de “Uma Quarta de FreePelô” são apresentadas pelo Ministério da Cultura e CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, com realização da Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o SESC.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Casa de Jorge Amado – Doris Pinheiro

Related posts

Espetáculo “JACINTO MORTO” apresenta quarta temporada na Sala do Coro

Fulvio Bahia

Cineteatro 2 de Julho recebe Festival Animaí

Fulvio Bahia

CCR Metrô Bahia realiza Ouvidoria Itinerante na Estação Lapa de Metrô 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais