Iniciativa é do vereador Sílvio Humberto para aproximar a cidade baiana da capital de Cabo Verde, na África
A Câmara Municipal de Salvador aprovou o Projeto de Lei nº 205/2022, que tornam irmãs Salvador, capital da Bahia, e Cidade da Praia, capital de Cabo Verde. A proposta é do vereador Sílvio Humberto (PSB). Em 2021, ele teve aprovado o projeto de irmanamento entre Salvador e Maputo, capital de Moçambique.
No continente africano, Praia é a maior cidade do país. Fica localizada na Ilha de Santiago, a maior das nove do arquipélago. O clima é tropical, a herança cultural é uma mistura de África e Europa. Lugar de povo hospitaleiro e trabalhador, que tem como principal atividade econômica a indústria da pesca, além de atividades ligadas à administração governamental, comércio e serviços de cunho liberal, como diz o vereador.
Sílvio Humberto destaca que a proposta pretende facilitar a cooperação política, econômica, social, cultural e turística entre as cidades.
“Não se trata de uma iniciativa apenas pelas similaridades municipais, mas, sim, pelas possibilidades de contribuição para o enriquecimento da compreensão cultural, criação de oportunidades de intercâmbio de projetos, políticas públicas, conhecimento, de adultos e estudantes, e ampliação da cooperação para o incentivo da boa vontade entre ambas”, justificou.
Ademais, segundo o projeto, o Poder Executivo Municipal deverá cientificar o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e solicitar às autoridades diplomáticas a respectiva colaboração para a consecução do ato de irmanação e a implementação das formalidades necessárias.
Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação