ArteCapacitaçãoCulturaEconomiaMunicípiosNegócios

Juazeiro: Representantes da Prefeitura participam do Encontro Regional de Artesãs e Artesãos

O secretário de desenvolvimento econômico, Carlos Neiva e o superintendente de cultura de Juazeiro, Júnior Mota, participaram do encontro representando a prefeitura de Juazeiro e tiveram a oportunidade de conversar com os artesãos

Em uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia (SETRE), produtoras e produtores de artesanato, associações e gestores estaduais e municipais participaram na manhã da última quarta-feira (10), do Encontro Regional de Artesãs e Artesãos no Armazém da Caatinga na orla de Juazeiro.

O secretário de desenvolvimento econômico, Carlos Neiva e o superintendente de cultura de Juazeiro, Júnior Mota, participaram do encontro representando a prefeitura de Juazeiro e tiveram a oportunidade de conversar com os artesãos.

“A questão do artesanato é um tema que precisamos aprofundar nas discussões, considerando a importância, não só econômica, como cultural e social. Estamos na expectativa de avançar nas parcerias com o Governo do Estado para adoção de políticas públicas que visem o desenvolvimento do setor, mas desde já, assumimos o compromisso inicial de criar uma oficina voltada para os artesãos e artesãs, para mostrar a importância da formalização através do Mei, usando a Sala do Empreendedor para ajudá-los na inscrição, disponibilizando ainda esse espaço para o cadastramento  da Carteira Nacional de Artesão (CNA), que é um credenciamento essencial para participação em feiras e a oferta do artesanato para lojas, então, vamos pensar nas melhores formas de ajudar o setor a se desenvolver”, afirmou Carlos Neiva.

Para o superintendente de cultura de Juazeiro, Júnior Mota, a reestruturação do setor é fundamental. “Precisamos reestruturar a cadeia produtiva do artesanato, ajudar a organização dos artesãos e artesãs de Juazeiro e fortalecer cada vez mais essa atividade econômica”, destacou Júnior Mota.


O coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Wesley Moreira, destacou para o público algumas ações da SETRE em todo estado. Foram discutidos, também, a Carteira Nacional de Artesão (CNA), as feiras regionais e nacionais, o programa de qualificação, a curadoria para exposição de produtos nas lojas do Artesanato da Bahia, além de empreendedorismo e microcrédito. “Estamos estudando com a Prefeitura de Juazeiro, e outros parceiros a disponibilidade de um programa de microcrédito, entre outras ações, porque nós entendemos que a região do São Francisco é rica culturalmente e isso pode e deve ser usado para geração de renda para os artesãos locais”, declarou Wesley Moreira.

Fonte / Foto: SECOM PMJ

Related posts

Gestão de Ricardo Mascarenhas se destaca no setor de administração pública na Bahia; Itaberaba fica 12º lugar no geral

Fulvio Bahia

Cultura hip-hop ganha espaço como importante setor cultural do Brasil

Fulvio Bahia

Queridinho dos brasileiros, Fusca celebra 65 anos com grande exposição de veículos em Lauro de Freitas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais