Os atletas que forem ao pódio receberão também os seus “bichinhos” nas cerimônias de premiação das medalhas.
Em comemoração aos 100 dias que antecedem a disputa Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, na Hungria, a World Athletics divulgou que o Comitê Organizador do evento apresentou na última quinta-feira (11) a mascote oficial da competição para a imprensa.
Youhuu, uma ovelha racka húngara nativa, foi escolhida como símbolo da competição, que será certamente o objeto de desejo dos atletas, treinadores, dirigentes e fãs que acompanharão o evento. Os atletas que forem ao pódio receberão também os seus “bichinhos” nas cerimônias de premiação das medalhas.
Jon Ridgeon, CEO da World Athletics, revelou a apresentação da mascote no recém-concluído Centro Nacional de Atletismo de Budapeste.
Mais de 1.100 anos atrás, a ovelha racka chegou à Hungria com os colonizadores e permaneceu no local desde então. As ovelhas podem ser encontradas em todo o mundo, mas a distinta raça racka só existe na Hungria, segundo os organizadores.
Houve muitas ovelhas racka na área em que hoje se encontra o Centro Nacional de Atletismo do país e onde, dentro de exatamente 100 dias, será disputada a competição mais importante do calendário do atletismo mundial de 2023.
Ridgeon também entregou aos organizadores a certificação oficial do Centro Nacional de Atletismo, declarando formalmente que a instalação está pronta para ser sede do Campeonato Mundial.
A competição, que será disputada 19 a 27 de agosto, reunirá cerca de 2.000 atletas de 200 países e terá 2.500 voluntários. “A cem dias do início do Mundial, o Comitê Organizador Local chegou à reta final, o que significa que todos os planos estão prontos para mostrar que a Hungria é capaz de sediar o terceiro maior evento esportivo do mundo com um padrão excepcional”, disse Balázs Németh, CEO do Comitê Organizador Budapeste-2023.
“Com 160.000 ingressos já vendidos, nosso objetivo de movimentar o país, incentivar as massas a se mexer e promover o atletismo e um estilo de vida saudável e esportivo está claramente sendo alcançado”, disse Ádám Schmidt, secretário de Estado e Comissário do Governo para o Campeonato Mundial de Atletismo.
Em todo o mundo, os atletas lutam pelos índices exigidos pela World Athletics e pela corrida por pontos, as cotas pelo Ranking Mundial, outra forma de qualificação para o evento. No Brasil, a disputa é animada, principalmente depois da realização do Torneio Internacional Loterias Caixa no domingo (7/5), em Bragança Paulista (SP), e do Grande Prêmio Brasil Loterias Caixa, nesta quarta-feira (10/7), em São Paulo – ambas contaram pontos para o Ranking Mundial.
Fonte: ASCOM CBAt
Foto: © Zsigmond László/World Athletics