Campeonato MundialEsporte

Atletismo: Mundial de Budapeste apresenta mascote a 100 dias da competição

Os atletas que forem ao pódio receberão também os seus “bichinhos” nas cerimônias de premiação das medalhas.

Em comemoração aos 100 dias que antecedem a disputa Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, na Hungria, a World Athletics divulgou que o Comitê Organizador do evento apresentou na última quinta-feira (11) a mascote oficial da competição para a imprensa.

Youhuu, uma ovelha racka húngara nativa, foi escolhida como símbolo da competição, que será certamente o objeto de desejo dos atletas, treinadores, dirigentes e fãs que acompanharão o evento. Os atletas que forem ao pódio receberão também os seus “bichinhos” nas cerimônias de premiação das medalhas. 

Jon Ridgeon, CEO da World Athletics, revelou a apresentação da mascote no recém-concluído Centro Nacional de Atletismo de Budapeste.

Mais de 1.100 anos atrás, a ovelha racka chegou à Hungria com os colonizadores e permaneceu no local desde então. As ovelhas podem ser encontradas em todo o mundo, mas a distinta raça racka só existe na Hungria, segundo os organizadores.

Houve muitas ovelhas racka na área em que hoje se encontra o Centro Nacional de Atletismo do país e onde, dentro de exatamente 100 dias, será disputada a competição mais importante do calendário do atletismo mundial de 2023.

Ridgeon também entregou aos organizadores a certificação oficial do Centro Nacional de Atletismo, declarando formalmente que a instalação está pronta para ser sede do Campeonato Mundial.

A competição, que será disputada 19 a 27 de agosto, reunirá cerca de 2.000 atletas de 200 países e terá 2.500 voluntários. “A cem dias do início do Mundial, o Comitê Organizador Local chegou à reta final, o que significa que todos os planos estão prontos para mostrar que a Hungria é capaz de sediar o terceiro maior evento esportivo do mundo com um padrão excepcional”, disse Balázs Németh, CEO do Comitê Organizador Budapeste-2023.

“Com 160.000 ingressos já vendidos, nosso objetivo de movimentar o país, incentivar as massas a se mexer e promover o atletismo e um estilo de vida saudável e esportivo está claramente sendo alcançado”, disse Ádám Schmidt, secretário de Estado e Comissário do Governo para o Campeonato Mundial de Atletismo.

Em todo o mundo, os atletas lutam pelos índices exigidos pela World Athletics e pela corrida por pontos, as cotas pelo Ranking Mundial, outra forma de qualificação para o evento. No Brasil, a disputa é animada, principalmente depois da realização do Torneio Internacional Loterias Caixa no domingo (7/5), em Bragança Paulista (SP), e do Grande Prêmio Brasil Loterias Caixa, nesta quarta-feira (10/7), em São Paulo – ambas contaram pontos para o Ranking Mundial.

Fonte: ASCOM CBAt
Foto: © Zsigmond László/World Athletics

Related posts

Comissão de Educação vota nova Lei Geral do Esporte

Fulvio Bahia

Nova data: Circuito Baiano de Skate confirma etapa em Camaçari

Fulvio Bahia

Petrobahia consolida parceria com o programa FazAtleta e amplia atuação do programa em todo estado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais