Crime / DenúnciaReligiãoSalvadorSegurança

Igreja do Centro Histórico na capital baiana é assaltada pela 2ª vez em menos de uma semana

A Igreja Nossa Senhora da Ajuda, localizada na região da Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, foi novamente arrombada e teve pertences roubados na madrugada desta quinta-feira (18). Desta vez, foram levadas uma televisão, um ventilador e dinheiro que estava na caixa coletora, depositado como doação pelos fieis. As informações são da Arquidiocese de Salvador, que já registrou novo Boletim de Ocorrência na 1ª Delegacia.

Após a primeira invasão, ocorrida no último dia 14 de maio, nem mesmo as hóstias foram poupadas. Já haviam sido levados, também, alguns objetos em prata, como quatro grandes castiçais, três vasos pequenos e um vaso tulipa, além de 30 camisas do Senhor Bom Jesus dos Passos, além de R$150,00. O sacrário chegou a ser arrombado.

O templo ficou fechado e estava sendo preparado para a Santa Missa com o Ato de Desagravo, marcada para esta sexta-feira (19), às 12h30. 

Sobre a igreja

A Igreja D’Ajuda tem valor simbólico e histórico para a cidade. Foi a primeira construída entre os muros da cidade de Salvador. Sua construção atual data do ano de 1912, mas sua primeira sede, a Igreja Primitiva, data de 1549, erguida pelo Padre Manoel da Nóbrega e outros Jesuítas que vieram evangelizar o Novo Mundo.

O templo guarda relíquias como a imagem do altar principal, de Nossa Senhora d’Ajuda, que teria sido trazida de Portugal pela esquadra de Tomé de Souza em 1549. Na parede esquerda da igreja encontra-se o púlpito onde o Padre Antônio Vieira proferiu seus memoráveis sermões.

Na parte mais alta da igreja, também aberta ao público, há um grande Vitral francês todo colorido com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, uma das grandes surpresas desta construção.

Fonte: Alô Alô Bahia | Foto: Amanda Oliveira/Divulgação

Related posts

Prefeitura de Salvador intensifica combate e prevenção à leptospirose para a alta estação

Fulvio Bahia

Novo Mané Dendê realiza oficina para reaproveitamento de resíduos sólidos na capital baiana

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador e Unicef discutem planos de trabalho para fortalecimento de políticas públicas em Valéria

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais