Coreógrafo e diretor do Balé Folclórico da Bahia, Vavá Botelho viaja, na próxima semana (dia 30) para Buenos Aires, na Argentina, para participar do Mercado das Indústrias Culturais Argentinas, o MICA 2023. Vavá integra a comitiva da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e já tem 17 reuniões marcadas com empresários de oito países. Nesta edição do evento, o Brasil é convidado de honra.
O MICA é um dos mais importantes eventos culturais da América Latina e, lá, o balé terá a oportunidade de apresentar seu trabalho e tentar retomar o circuito das grandes turnês mundiais. “Terei a oportunidade de encontrar os maiores empresários, produtores e diretores de festivais da Argentina e de dezenas de países da Europa e Ásia”, conta Vavá, que se reunirá com empresários da Argentina, Uruguai, Espanha, Polônia, Alemanha, Japão, Colômbia e Chile em cinco dias de rodadas de negócios.
O Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA) nasceu, por iniciativa do Ministério da Cultura da Argentina, como o evento central do sistema de políticas públicas criado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais em níveis nacionais e internacionais. Desde 2011, seu objetivo é potencializar a produção, gerar empregos de qualidade e promover a comercialização. Ao longo dos anos, o MICA se consolidou como plataforma pública modelo e foi replicada em muitos países.
Fonte: Alô Alô Bahia | Foto: Acervo pessoal/Vavá Botelho