ArteCriançaCulturaEducaçãoMunicípiosTeatro

Crianças de Lauro de Freitas participam de “Uma Quarta de FreePelô” em Salvador

92 alunos chegam ao Pelourinho no metrô da CCR, e dentre tantas atividades, aprendem a escrever livro .

Os alunos da escola Tia Lucia, em Lauro de Freitas, fazem nesta quarta-feira (24), uma viagem muito especial a Salvador. Participantes do programa Caminhos para a Cidadania, gerenciado pelo Instituto CCR, eles irão fazer parte do “Uma Quarta de FreePelô”, que realiza ações culturais e educativas com estudantes das redes pública e privada de ensino todas as quartas-feiras na Fundação Casa de Jorge Amado e no Teatro Sesc Senac Pelourinho. Ao todo, 92 alunos participam da visita monitorada.

As crianças e os educadores irão sair de Lauro de Freitas e pegarão o metrô na Estação Retiro, administrado pela CCR Metrô Bahia, com carros (vagões) reservados exclusivamente para a escola. Após o passeio de metrô, as crianças farão a visita à Fundação Casa de Jorge Amado, onde conhecerão a exposição permanente sobre a vida do escritor, acervo e fotografias, e depois vão para o Teatro Sesc Senac Pelourinho participar ativamente junto com os escritores Marcos Cajé e Yalle Tárique (que tem 10 anos de idade) na atividade “Vamos Escrever um Livro? Os primeiros passos na construção editorial para a literatura infanto-juvenil”.

Antes deste encontro e do bate-papo com Yalle Tárique e Marcos Cajé, os mediadores culturais do projeto “Uma Quarta de Free Pelô” visitaram a Escola Tia Lúcia para desenvolver atividades de arte educação. As atividades tiveram como base o livro “THEMBA”, de Marcos Cajé, e as crianças também prepararam uma homenagem cantada para o escritor Yalle Tárique.

O projeto – “Uma quarta de FreePelô”

O Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, e a Fundação Casa de Jorge Amado, em co-realização com o Sesc Bahia, são os promotores de “Uma quarta de FreePelô”, que além das ações formativas, e da visitação gratuita, disponibiliza uma van que faz o transporte dos participantes entre a Estação Campo da Pólvora de Metrô e o Pelourinho, no #BORADEMETRÔ para o Pelô. A iniciativa antecipa a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece em agosto e conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia.

As escolas e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita gratuitamente pelo site www.jorgeamado.org.br (formulário disponível na aba ‘Serviços’). Para quem for sozinho ou em grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita dura cerca de uma hora.

Sobre o escritor Marcos Cajé

Marcos Cajé é mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Recôncavo. Pedagogo, é idealizador do termo literário Literatura AfroFantástica. Autor premiado internacionalmente, escreveu “Afrocontos: Ler e Ouvir para Transformar”, “Amali e sua História”, “Zula a Guerreira”, “Ara, o Menino Trovão”, “Akin o Rei de Igbo”, “Makori a Pequena Princesa”, “Igbo e as Princesas”, “Mestre Didi da Coleção Black Power”, “Themba, o Menino Rei” e  “O Macaco e a Onça”. Tem vários artigos publicados em revistas acadêmicas, e em livros de coletâneas acadêmicas.

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem oito anos de operação na Bahia. São 33km de extensão, duas linhas, 20 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado

Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.

Serviço

O quê: “Uma quarta de FreePelô”

Quando: sempre às quartas-feiras, das 10h às 18h.

Onde: Fundação Casa de Jorge Amado (Largo do Pelourinho).

Quanto: gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Casa de Jorge Amado – Doris Pinheiro
Foto: Anderson Moreira

Related posts

Alagoinhas: 500 pacientes são atendidos em mais uma triagem de cirurgias eletivas

Fulvio Bahia

SEC mobiliza escolas para as olimpíadas em diferentes áreas do conhecimento

Fulvio Bahia

Busto de Cláudio Veiga é inaugurado em frente à Academia de Letras da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais