BahiaGoverno do EstadoImposto

“Tema necessário para o desenvolvimento econômico e social”, afirma Jerônimo sobre reforma tributária em Fórum de Governadores

Os chefes do Executivo agora aguardam o texto final da proposta para que possam apreciar e orientar as bancadas estaduais em relação à matéria.

Governadores e representantes dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, se reuniram na última quarta-feira (24), em Brasília, para discutir a reforma tributária e outros assuntos. Com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, a 14ª reunião do Fórum de Governadores debateu a proposta de mudança das regras nos impostos brasileiros que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Entre as medidas previstas na reforma está a criação de um novo imposto de consumo que substituiria o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços -, e a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional.

Os chefes do Executivo agora aguardam o texto final da proposta para que possam apreciar e orientar as bancadas estaduais em relação à matéria. “Discutimos a importância de garantirmos que os Estados, Municípios e o empresariado se sintam estimulados com a reforma tributária. É um tema necessário para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e nós, da Bahia, estamos juntos nessa. Hoje, debatemos a origem dos Fundos, os valores, a forma de acesso, inclusive aqueles Fundos relacionados com o Norte e o Nordeste, para fazer uma compensação do desenvolvimento”, destacou Jerônimo Rodrigues.

Após o evento, Jerônimo esteve no Ministério dos Portos e Aeroportos, onde foi recebido pelo ministro em exercício, Roberto Gusmão. Eles trataram da homologação das reformas e da autorização para funcionamento de 8 dos 24 aeroportos que estão sendo recuperados pelo Estado. As pistas de Paramirim, Buritirama, Morro do Chapéu , Piritiba, Ipiaú, Campo Alegre de Lourdes e Formosa do Rio Preto receberão prioridade nas análises para que possam voltar a operar o mais breve possível. Na reunião, também foi discutida a regularização da titularidade e a permissão de uso do Porto de Aratu, que era operado pela Ford.

O governador lembrou que o Governo já entregou dois aeródromos, este ano. “Entregamos os aeroportos de Itaberaba e o de Valente. Em breve, vamos inaugurar mais oito. Estamos organizando um calendário de entregas desses equipamentos tão importantes para a Bahia”, ressaltou.

Ainda em Brasília, o governador participou da posse dos 14 novos desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, realizada na sede do Conselho da Justiça Federal. Três baianos integram o grupo que assumiu o novo posto: Nilza Maria Costa dos Reis, Rosana Noya Alves Weibel Kaufmann e Antônio Oswaldo Scarpa.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Renato Alves | Agência Brasília

Related posts

Queijo e iogurtes baianos são premiados em concurso na França

Fulvio Bahia

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas intensas na Região Metropolitana de Salvador, Sul e Centro Sul baiano

Fulvio Bahia

MST: famílias acampadas em Itabela-BA sofrem ataques e ameaças de fazendeiros

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais