Ação SocialAssembleia Legislativa da BahiaBahiaLGBTQIA+Política

ALBA: Olívia Santana apresenta Projeto de Lei para Estado sistematizar dados de violência contra Lgbtqia+

Pelo projeto, a metodologia utilizada deverá seguir um padrão único para a coleta e tabulação dos dados e sua periodicidade não poderá ser superior a 12 meses.

A deputada Olivia Santana (PC do B) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei para que o Poder Executivo sistematize, para divulgação pública, as estatísticas sobre violência contra as populações LGBTQIA+ no âmbito estadual, incluindo dados, em conformidade com a classificação disposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre gênero, raça e etnia.

“O Estado da Bahia avançou no enfrentamento a violências às populações LGBTQIA+, contudo precisamos de instrumentos mais eficazes para mensurar a dimensão das situações de violência, quais as de maior incidência, para lastrear as políticas públicas de reparação, conscientização e prevenção”, justificou a parlamentar.

Para realizar esse monitoramento sobre as violências, assassinatos, violações de direitos humanos e tentativas de homicídio das pessoas trans., travestis e de gênero diverso, a proposta determina que deverão ser tabulados todos os dados em que conste qualquer forma de violência, contendo tipologias e códigos padronizados para todas as secretarias estaduais e demais órgãos ou entidades da administração pública.

Pelo projeto, a metodologia utilizada deverá seguir um padrão único para a coleta e tabulação dos dados e sua periodicidade não poderá ser superior a 12 meses. Segundo a comunista, Pernambuco aprovou, em janeiro do ano passado, lei similar, a de nº 17.668/2022. Olívia Santana registrou ainda que a Bahia é o segundo estado com maior número de mortes desta população e que, em 2022, 118 pessoas trans, foram mortas no Brasil.

Fonte / Foto: Ascom ALBA / Agência ALBA

Related posts

Nutrição e Agricultura Familiar se unem em Salvador, no Bem Viver Nutrição

Fulvio Bahia

Programa Juventude Produtiva oferece vagas para capacitação no Senac e SineBahia

Fulvio Bahia

Mais 85 professores da Educação Básica aprovados em processo seletivo são convocados pela SEC

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais