Neste final de semana, campeonatos baianos de esportes de luta serão realizados no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, a casa destas modalidades no estado da Bahia, administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Entre os ringues e os tatames, no sábado (27), os atletas do muaythai disputam, enquanto, no domingo (28) é a vez do kickboxing com a primeira edição do campeonato da modalidade na Bahia.
Muaythai
A 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Muaythai tem início às 8h deste sábado com as pesagens para cerca de 100 atletas, masculino e feminino, da capital e de 18 cidades do interior. Das 9h às 14h, quando encerra o evento, serão realizadas em torno de 50 lutas, sendo 30 no card preliminar e 20 no principal, nas categorias juvenil a senior, com a entrada gratuita para o público. O evento é válido pelo ranking baiano 2023, que é reconhecido pelo Governo do Estado para programas como o Bolsa Esporte e o FazAtleta.
Neste ano, será o quarto evento de muaythai no espaço administrado pela Sudesb. O Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia já recebeu o Festival de Muaythai Tradicional, em fevereiro, o Desafio de Muaythai Tradicional, em março, e o Treinão ao Ar Livre da modalidade, em abril. Com isso, o presidente da Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT), Ricardo Caldeira, agradece o apoio da autarquia e explica como funciona a modalidade para os interessados.
“O muaythai é uma luta originária da Tailândia e, atualmente, praticada em todos os continentes. Na luta, é permitido golpes como chutes, socos, cotoveladas e joelhadas. Os nossos eventos são da variação amadora, que é o olímpico, em que os atletas utilizam capacete, caneleira, cotoveleira e colete torácico, além das luvas proteções. No profissional utilizam-se apenas as luvas. Enquanto os atletas adultos disputam nos ringues, os menores de idade lutam nos tatames. É mais um grande evento com apoio da Sudesb”, pontua Ricardo.
Kickboxig
Como a primeira edição do Campeonato Baiano de Kickboxing, da recém-criada Federação Baiana de Kickboxing (FBK), serão disputadas cinco modalidades, entre masculino e feminino, neste domingo, a partir das 9h. Cerca de 100 atletas de Salvador, Camaçari, Santos Amaro, São Sebastião do Passé, Candeias, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus lutam nas categorias de tatame (point fighting, light contact e kick light) e de ringue (full contact e k1 rules).
O kickboxing é um esporte de combate de contato moderno, no qual é permitido golpes com as mãos e as pernas. O esporte foi criado no ocidente e inspirada em diversas artes marciais e esportes tradicionais de luta. O presidente da FBK, Helenilson Jesus, comemora a realização do primeiro evento da federação criada em janeiro deste ano.
“Todos nós estamos muito ansiosos e motivados com a volta do kickboxing e o apoio da Sudesb, por meio dessa competição. O evento vai ser bem organizado. Espero que seja a primeira edição de muitas, até porque será algo inédito em Salvador com lutas nos ringues e nos tatames, como os campeonatos brasileiros e mundiais”, comenta Helenilson.
Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Manu Dias