BrasilEsportePessoas com Deficiência

Brasil é bicampeão de Grand Prix Internacional de futebol de cegos

Invicta no torneio, seleção superou Japão na final em São Paulo

A seleção masculina fez valer seu favoritismo e conquistou de forma invicta o bicampeonato do Grand Prix Internacional, em São Paulo. Neste sábado (27), a equipe pentacampeã paralímpica derrotou o Japão por 2 a 0 na final, com gols de Nonato e Tiago Paraná, que sacramentou a vitória a seis minutos do fim. Pela primeira vez, o Grand Prix, Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês), foi realizado no país.

Foi a segunda vitória da seleção sobre a equipe asiática na competição: a primeira foi por 3 a 0 na estreia da fase de grupos. Para chegar à disputa pela medalha de ouro hoje, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), a seleção aplicou 4 a 1 na França, atual campeã europeia, na semifinal, na sexta (26).  Na outra semi, o Japão superou a Argentina nos pênaltis (2 a 1), após empate em 2 a 2 no tempo normal.  Antes, no segundo jogo da fase de grupos, a  equipe comandada técnico Fábio Vasconcelos ganhou da Inglaterra por 2 a 0.

De olho nos Jogos de Paris

O Brasil é o único pentacampeão paralímpico, com cinco ouros consecutivos desde os Jogos de Atenas (2004). A modalidade era chamada de futebol de cinco até os Jogos de Tóquio.

A participação do país no Grand Prix Internacional faz parte da preparação rumo a Paris 2024. Serão oito equipes na capital francesa, sendo que quatro já asseguram presença: França, Turquia, Marrocos e China.

As duas principais competições da seleção este ano, classificatórios para Paris 2024, serão a Copa do Mundo, em agosto, em Birmingham (Inglaterra) – inserida dentro da programação dos Jogos Mundiais da IBSA – e os Jogos Parapan-Americanos, em novembro, em Santiago (Chile).

Para confirmar sua vaga, o Brasil terá de ficar entre os três primeiros colocados do Mundial ou conquistar o Parapan.

Fonte e Foto: Agência Brasil

Related posts

Bia Haddad abandona partida no Torneio de Wimbledon, devido a uma lesão nas costas

Fulvio Bahia

Viveiros e mutirões: como o MST pretende plantar 100 milhões de árvores até 2030

Fulvio Bahia

“Exploração inaceitável”: Vereadora Aladilce critica altos preços em jogo da seleção

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais