Ação SocialBrasilCampeonatoEsporteRacismo

Rodada do Brasileirão Assaí é marcada por campanha de combate ao racismo

Jogadores, árbitros e treinadores protestaram contra o preconceito racial em dez jogos; ação foi feita em toda rodada do fim de semana da Série A

Jogadores e treinadores dos 20 clubes do Brasileirão Assaí participaram, no último sábado (27) e domingo (28), da campanha de combate ao racismo promovida pela CBF na oitava rodada da competição. Vários deles entraram em campo vestindo a camisa com a frase “com o racismo não tem jogo”. Em seguida, sentaram no gramado logo após o apito inicial em apoio à campanha – gesto copiado pelas equipes de arbitragem.

Partida entre Vasco da Gama x Fortaleza no Estadio Castelao em Fortaleza em 27 de maio de 2023
Créditos: Daniel Ramalho/Vasco

As faixas dos capitães, as moedas utilizadas pela arbitragem e as bolas dos jogos da rodada também tiveram a frase “com o racismo não tem jogo” gravadas.

Flamengo e Cruzeiro participam de ação antirracismo
Créditos: Staff Images

Um vídeo com a participação de artistas e atletas se posicionando contra o racismo foi exibido nos telões dos estádios. A frase criada pela CBF também pôde ser vista nas placas de publicidade ao redor do campo.

A iniciativa foi tomada após os mais recentes casos de racismo envolvendo jogadores brasileiros, não só no país como no exterior. 

“Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com racismo não tem jogo. Contamos com o apoio de cada torcedor. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito”, afirmou o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, primeiro negro e nordestino a comandar a entidade em mais de 100 anos de história.

Jogadores de Internacional e Bahia também apoiaram campanha da CBF
Créditos: Ricardo Duarte / SC Internacional

A CBF é a primeira entidade esportiva do futebol a adotar no Regulamento Geral de Competições a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo. A novidade foi incluída no RGC de 2023, em fevereiro. 

Desde o ano passado, a CBF faz uma série de campanhas de combate ao racismo no futebol. Em agosto, a entidade realizou o primeiro Seminário de Combate ao Racismo no Futebol e conta com um Grupo de Trabalho que discute de forma permanente o assunto.

A bola dos jogos da oitava rodada da Série A também lembrou o combate ao racismo (crédito: Staff Images)

Fonte: ASCOM CBF
Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Related posts

Atletismo: Samory Uiki é uma das atrações do Troféu Adhemar Ferreira da Silva

Fulvio Bahia

PIB varia 0,1% no terceiro trimestre e segue no maior patamar da série

Fulvio Bahia

Com o tema “Cinema em Pretoguês”, Festival Internacional do Audiovisual Negro começa nesta terça (5) em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais