BahiaEducaçãoEscolaFestejosMunicípiosSalvador

Independência do Brasil na Bahia é tema de atividade em escola municipal no Matatu

Ainda em junho, os alunos do 5º ano irão visitar ainda a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, uma das primeiras a sinalizar a vontade de separação de Portugal. 

O clima dos festejos pelo 2 de Julho já chegou à Escola Municipal Maria Quitéria, no Matatu de Brotas. Na última quarta-feira (31), a unidade realizou uma oficina especial de pintura, desenho e arte em comemoração ao Bicentenário da Independência da Bahia. A atividade reuniu cerca de 400 alunos, que aplicaram técnicas de pintura em tela, colagem e desenho, e o resultado ficará exposto na próxima terça-feira (6), no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Centro Histórico. 

A professora de Artes, Cileide Marques, explica que essa é uma forma de ensinar aos alunos sobre o tema e importância da Independência da Bahia. “A gente observou que as escolas estão no período de férias justamente quando ocorre a comemoração da Independência do Brasil na Bahia. Então, para conseguir trabalhar o tema e reforçar o contexto histórico da independência e todos os seus personagens, passamos a realizar esse projeto, principalmente aqui nessa escola que carrega o nome de Maria Quitéria”, conta a docente. 

O pequeno Arthur Guilherme, de 9 anos, estava todo feliz com a sua tela. “Achei o projeto muito legal, pois eu e meus colegas gostamos muito de pintar e desenhar. Eu escolhi pintar a bandeira da Bahia porque acho ela muito bonita e também tem a ver com a comemoração do 2 de Julho”, disse o aluno. 

Já Alice Pereira, de 10 anos, contou sobre o desafio de desenhar Maria Quitéria, um dos maiores símbolos da independência. “Eu e minha colega Júlia estamos desenhando Maria Quitéria, que foi uma soldado que lutou na independência e que também está no nome da nossa escola. Esse é um desenho bem difícil e especial, estamos fazendo com muito cuidado e amor”, explicou. 

Ainda em junho, os alunos do 5º ano irão visitar ainda a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, uma das primeiras a sinalizar a vontade de separação de Portugal. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

Juazeiro: Prefeitura participa de encontro com TJ-BA sobre rede de enfrentamento à violência contra a mulher

Fulvio Bahia

Sefaz-BA já disponibilizou 16 serviços no portal ba.gov.br

Fulvio Bahia

Leila Navarro desembarca em novembro em Salvador com conteúdo ainda mais inovador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais