Ação SocialInclusão SocialMunicípios

Feira de Santana: Prefeitura entrega as primeiras carteiras de identificação a pessoas com autismo

Documento garante agilidade no atendimento preferencial.

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a entrega das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na manhã da última quinta-feira (1º). O documento ajudará os autistas a terem mais agilidade no atendimento preferencial, visto que a síndrome não é tão fácil de ser identificada pelas pessoas.

Na avaliação da secretária de Saúde, Cristiane Campos, a carteirinha facilita a inclusão social dos autistas, que ocorrerá de forma mais efetiva.

“Este documento tem uma importância muito grande para as pessoas com autismo e seus familiares que lutam para ter seus direitos reconhecidos. A carteira de identificação é um avanço que nós damos na assistência social, na saúde, em todas as áreas do poder público”, afirmou a secretária.

A dona de casa Silvanete Souza é mãe do pequeno João Lucas, de quatro anos, e acredita que a carteira de identificação é uma grande conquista para seu filho.

“Enfrentamos diversas dificuldades para garantir a preferência em alguns lugares, onde até duvidam que meu filho tem autismo. Com certeza esta carteira é um avanço na acessibilidade das pessoas com autismo”, destacou.

COMO OBTER

Para obter a carteira de identificação, os pais ou responsável devem ir até o setor de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Av. João Durval Carneiro, s/n, Estação Nova. O paciente precisa apresentar documentos pessoais, relatório médico para Transtorno do Espectro Autista, foto 3×4, comprovante de residência, identificação do tipo sanguíneo e cartão do SUS.

O suporte para atendimento de saúde para pessoas com o transtorno do autismo também é realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os pacientes são acompanhados por médicos, psicólogos, psiquiatras, neurologistas, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros e educadores físicos.

Foto: SECOM PMFS
Fonte: Thiago Paixão

Related posts

Festas de São João para pessoas com autismo precisam de adaptação, afirma especialista

Fulvio Bahia

Com apoio do Detran-BA, evento para soluções no trânsito reunirá especialistas no Vale do Paraguaçu

Fulvio Bahia

Cafés premiados da Chapada Diamantina estarão na cafeteria da agricultura familiar na Bahia Farm Show 2023

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais