Série de atividades e ações acontece de 29 de junho a 14 de julho
Em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia, a Prefeitura de Salvador terá programação especial. O tema deste ano será “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”.
A lista de atividades conta com atrações entre os dias 29 de junho e 14 de julho, e terá apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico.
Confira abaixo a programação completa:
29/06 (quinta-feira)
- 19h – Palco Campo Grande – Estreia do espetáculo “A Resistência Cabocla com Bando de Teatro do Olodum e convidados – Edição especial 200 anos da Independência.
30/06 (sexta-feira)
- Inclusão dos municípios do recôncavo norte na rota do fogo simbólico – (Mata de São João, Dias D’ávila, Camaçari e Lauro de Freitas)
- 7h – Saída do fogo simbólico do recôncavo leste de Cachoeira e do recôncavo norte de Mata de São João em direção a Pirajá.
- 19h – Palco Campo Grande – Apresentação do Espetáculo “A Resistência Cabocla – Edição Especial 200 anos de Independência”
01/07 (sábado)
- 8h – Entrega do memorial 2 de julho e do novo Largo da Lapinha
- 9h – Celebração do Te Deum com participação do coral da Basílica do Bonfim regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino – Igreja da Catedral da Sé
- 16h – Cerimônia Cívica de chegada do Fogo Simbólico – Largo de Pirajá
- 17h – Palco Largo de Pirajá – show do Cortejo Afro
- 19h – Palco do Campo Grande – Apresentação do espetáculo “A Resistência Cabocla – Edição Especial 200 anos de Independência”
02/07 (domingo)
- 7h – Cerimônias cívicas
- 9h – Desfile 2 de julho – participação do museu vivo da cidade, caboclos de Itaparica, Encourados de Pedrão, fanfarras municipais, estaduais e da região metropolitana de Salvador, grupos populares.
- Concurso de fachadas decoradas do percurso do desfile cívico
- Concurso de fanfarras e balizas – Avenida Sete de Setembro
- 16h30 – Cerimônia cívica de chegada dos carros dos caboclos e acendimento da pira do fogo simbólico por um atleta baiano
- 17h30 às 21h30 – Palco do Campo Grande – encontro de filarmônicas com maestro Fred Dantas – (participação das filarmônicas da Guarda Municipal, Senhor do Bonfim, Canarana, Santo Amaro, Alagoas, Oficina de Frevos e Dobrados).
- 19h – Palco Praça Municipal – Show Especial Sambaqui – Baiana System convida: Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Vandal, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica, Liz Reis, Cláudia Manzo e Elivan Conceição
03/07 (segunda-feira)
- 9h – Entrega do monumento em homenagem a Maria Felipa feito pela artista Nádia Taquary, na praça Visconde de Cairu
- 17h – Palco Campo Grande – Show do cantor Gerônimo
- 19h – Palco Campo Grande – Baile da Independência com Orquestra do maestro Fred Dantas
04/07 (terça-feira)
- 19h – Palco Campo Grande – Show Amado Caymmi – com Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes.
05/07 (quarta-feira)
- 18h – Volta dos carros dos caboclos do Campo Grande para o pavilhão da Lapinha, com a participação da Orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.
- 20h – Palco Largo da Lapinha – show com banda Ofá e Samba de Caboclo – participação de Ogãs de terreiros de candomblé da cidade.
05 a 07/07 (quarta a sexta-feira)
- Espaço cultural da Barroquinha – IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – 200 anos de Independência.
07/07 (sexta-feira)
- 19h – Apresentação do espetáculo “A Resistência Cabocla – Fábrica de musicais, edição especial 200 anos de Independência”, no espaço Boca de Brasa / Subúrbio 360 para comunidade local.
10 a 14/07 – projeto especial bicentenário nas escolas
- 10h e 14h – Apresentação do espetáculo “A Resistência Cabocla – Fábrica de musicais, edição especial 200 anos de Independência” para alunos da rede municipal de ensino, no espaço Boca de Brasa 360, atingindo um público de aproximado de 3.000 alunos.
- 10h e 14h – Realização do cine clube 200 anos de Independência, com exibição de curtas metragens sobre o 2 de Julho realizados pela Fundação Gregório de Matos, com mediação do historiador Ricardo Carvalho, em dez escolas da rede municipal de ensino.
Fonte e Foto: SECOM PMS | Valter Pontes