AlimentaçãoCapacitaçãoEconomiaPrefeitura Municipal de SalvadorSão João

Prefeitura de Salvador capacita comerciantes em boas práticas de alimentos juninos

O curso também ocorre em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado nesta quarta-feira (7).

Para que os produtos juninos sejam oferecidos ao consumidor com máxima qualidade, a Coordenação da Vigilância Sanitária (Visa) de Salvador deu início, na última segunda-feira (5), a uma série de edições do curso de Boas Práticas para Comercialização de Alimentos. O primeiro dia da atividade, voltada a comerciantes de feiras e mercados da capital, ocorreu no auditório do Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha). Participaram do curso aproximadamente 15 permissionários. 

O curso também ocorre em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado nesta quarta-feira (7). São responsáveis por ministrar o conteúdo a gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos, Gilmara Macedo, e a chefe do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos da Visa, Emanuela Brito. 

Os presentes puderam obter orientações sobre controle de pragas nos ambientes, higienização e acondicionamento dos alimentos, limpeza de equipamentos e do ambiente, como evitar contaminação cruzada, temperatura adequada para conservação dos alimentos e orientações gerais para o comércio seguro de alimentos. Na ocasião também foram distribuídos panfletos e cartilhas educativas. 

Permissionário do local há 15 anos, Manoel Lima Santos fez questão de participar da atividade e destacou a importância da iniciativa para aumentar as vendas. “Esse conhecimento é muito positivo e vai nos ajudar bastante a qualificar e melhorar o nosso serviço. Quanto melhor for o serviço, mais clientes teremos”, contou.  

Trabalho contínuo – A coordenadora da Visa, Ludmila Costa, explicou que o trabalho possui caráter educativo e busca aproximar os profissionais do órgão. “Entendemos que a cadeia de segurança alimentar começa desde o ponto de venda, então nos períodos festivos intensificamos as ações. Aqui tratamos desde o recebimento dos alimentos até o produto chegar nas mãos do consumidor”, explicou.  

Além do conteúdo abordado, os permissionários também puderam esclarecer dúvidas sobre os procedimentos necessários para obtenção ou renovação do alvará de saúde. A medida foi ofertada com o intuito de facilitar o acesso e realização deste procedimento para regularização junto à Visa.   

“Estamos fazendo tudo para desburocratizar o processo de licenciamento. Vamos tentar fazer esse trabalho de educação aliado ao processo de licenciamento sanitário em todos os pontos onde for possível”, reforçou Costa. Os documentos necessários para obter a licença variam de acordo ao tipo de serviço que o estabelecimento oferta e devem ser consultados no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . 

Próximos encontros – Na última terça-feira (6) houve mais uma edição do curso no Mercado do Rio Vermelho. Outros espaços também vão receber a atividade neste mês. Na próxima terça-feira (13), o curso será realizado na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade, às 14h. Depois, a qualificação deverá ocorrer no Pelourinho e na Feira de São Joaquim, em datas a definir. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Prefeitura de Salvador reforça ações de iluminação do Centro Histórico 

Fulvio Bahia

Fundação Pedro Calmon firma parceria com a Academia de Letras Jurídicas da Bahia

Fulvio Bahia

ETFs de Bitcoin registram entradas de US$ 254 milhões, encerrando ciclo de baixa de três dias

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais