Ação SocialEducaçãoEscolaMeio AmbienteMunicípiosPreservação Ambiental

Jequié: Prefeitura promove projeto em prol da defesa do meio ambiente para estudantes do Sistema Municipal de Ensino

Como parte da execução do projeto, os alunos realizaram o mapeamento dos pontos viciados, ou seja, locais de descarte irregular de lixo, no entorno da escola, plantaram mudas de árvores nativas.

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental, por meio de atividades socioeducativas e práticas pedagógicas que propiciem a reflexão sobre a preservação dos recursos naturais das comunidades locais, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Guarda Municipal e Locar Saneamento Ambiental, realizou, na última segunda-feira, 5, o projeto “Guardiões do Tesouro Verde”, para os estudantes da Escola Municipal José Francisco de Almeida. A inciaitva foi, também, uma referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado também neste mesmo dia.

Como parte da execução do projeto, os alunos realizaram o mapeamento dos pontos viciados, ou seja, locais de descarte irregular de lixo, no entorno da escola, plantaram mudas de árvores nativas e os estudantes, líderes de classe, junto com a direção da unidade escolar e com integrantes da Locar Saneamento Ambiental fizeram um trabalho de conscientização na comunidade, promovendo, assim, o desenvolvimento de noções sobre o cuidado ambiental, por meio dos principais temas, como água, solo, lixo, reflorestamento e coleta seletiva. De acordo com a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, além de auxiliar na apreensão do conhecimento, a proposta executada pretende auxiliar na capacitação dos estudantes para atuarem como multiplicadores de ações positivas no meio ambiente, contribuindo para o aprimoramento intelectual, social e cognitivo.

“Esse projeto é muito importante e é parte essencial das estratégias pedagógicas, já que utiliza a Educação como ferramenta de conscientização para despertar os nossos alunos para as questões sobre o meio que o cerca, propiciando que eles sejam mais conscientes, portanto, mais preocupados com o meio ambiente, sendo eles, atores deste processo de mudança, tanto na escola, quanto na sociedade em que ele está inserido. Acredito que atividades como essa, reforçam ideais de proteção e de valorização dos tesouros naturais presentes na comunidade em que vivem.”, afirmou a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.

Fonte / Foto: SECOM PMJ

Related posts

Sempre realiza palestra na capital baiana em alusão ao Dia Internacional da Redução de Danos no Uso de Drogas

Fulvio Bahia

Comunidades do Nordeste propõem mais de 100 medidas para reduzir impactos socioambientais de parques eólicos

Fulvio Bahia

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com vacinação nesta sexta-feira (10)

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais