Projeto Leitura nos Trilhos, da Fundação Pedro Calmon, acontece no dia 13 de junho, das 14h às 18h, com dinâmicas e oficinas culturais totalmente gratuitas.
A Estação Rodoviária da CCR Metrô Bahia recebe no próximo dia 13, das 14h às 18h, uma programação cultural gratuita voltada para o incentivo à leitura. O projeto Leitura nos Trilhos vai realizar atividades interativas como oficina de cordel musicalizado, apresentação de musical e Quiz Literário, dialogando de forma lúdica com os clientes do metrô baiano no espaço montado no local. A ação é organizada pela Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBa), em parceria com a CCR Metrô Bahia.
“A programação irá proporcionar um foco no período junino, além do serviço de doação de livros, com objetivo de manter a mediação do livro, da leitura e da escrita com o público que frequenta as estações do metrô”, destaca Tamires Conceição, diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP/FPC).
A partir das 14h, a atividade “Leve e Leia” vai promover um jogo de perguntas e respostas sobre variados de temas, premiando com livros quem acertar as questões. Na sequência, às 15h, acontecerá a “Oficina de cordel musicalizado”, com o objetivo de celebrar a importância da cultura de cordel e que contará com a participação do Professor Osmar Tolstoi, coordenador pedagógico da Biblioteca Comunitária de Pau da Lima Antônio Zarur e professor de Criação Musical no Projeto Oficina Brasil.
Às 16h acontece a Exploesia, movimento formado por um grupo de mulheres que fazem arte poética autoral, misturando poesia, dança, performance, música e teatro, desde 2015. As poesias terão o amor como mote no período de São João, e farão homenagens ao poeta Fernando Pessoa.
A partir das 17h acontece a apresentação do Coral Raio de Sol, com músicas de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Alceu Valença, Amelinha, Vital Farias e Jackson do Pandeiro. “Reforçamos o nosso compromisso no fomento e apoio à Cultura com ações e parcerias como esta, trazendo mais atividades de incentivo à leitura e aproveitando melhor o tempo do cliente, oferecendo mais acesso à cultura e ao conhecimento”, explica Anacléa Vasconcelos, coordenadora de Ouvidoria e Responsabilidade Social da CCR Metrô Bahia.
Serviço
O quê: projeto Leitura nos Trilhos
Quando: 13 de junho (terça-feira), das 14h às 18h
Onde: Estação Rodoviária de Metrô
Sobre a Fundação Pedro Calmon
Unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Atua no reconhecimento, tratamento técnico, preservação, divulgação e acesso aos acervos documentais de natureza pública, provenientes do Poder Executivo da Bahia, e privada, de interesse público e social, em qualquer suporte ou formato. A Fundação também trabalha na difusão do livro e no incentivo à leitura, na manutenção das Bibliotecas Públicas do Estado e na aquisição de acervos privados de interesse público. Soma-se, ainda, a assistência técnica às bibliotecas e aos arquivos públicos municipais, em prol do fortalecimento das respectivas políticas públicas de bibliotecas e de arquivos. A FPC atua através da Diretoria de Bibliotecas Públicas, da Diretoria do Livro e da Leitura, do Arquivo Público do Estado da Bahia e do Centro de Memória da Bahia.
Fonte / Foto: ASCOM CCR Metrô Bahia