AgriculturaBahiaEconomiaMunicípios

Vitória da Conquista: Palmas para Conquista já beneficiou mais de 250 produtores e prepara entrega de novas mudas

O programa permite que muitos agricultores possam ter um plantio mais extensivo na região.

Fornecer mudas de palma forrageira para produtores rurais de Vitória da Conquista, como forma de auxiliá-los no enfrentamento do período de estiagem. Foi com este objetivo que foi criado, pela Prefeitura, em 2018, o programa Palmas para Conquista, gerido pela Secretaria Municipal de Governo (Segov).

De lá para cá, já foram mais de 250 agricultores beneficiados com a distribuição dessas mudas, numa iniciativa inédita na Bahia. Para cada agricultor, a Prefeitura entregou 5 mil mudas, que são resistentes à praga cochonilha do carmim, que tem dizimado plantações de palmas em estados nordestinos.

“O programa cumpriu, desde 2018 até esse ano, a sua finalidade que era de apoiar, expandir o plantio da palma no nosso município – a palma que é muito importante para o agricultor do semiárido, especialmente nos elevados períodos de seca que a gente experimenta. Esse programa permitiu que muitos agricultores pudessem ter um plantio mais extensivo e ser atendidos nesse período”, avaliou a secretária de Governo, Geanne Oliveira.

Para executar o Palmas para Conquista, a Prefeitura conta com a parceria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap). É por meio desse convênio que aproximadamente 13 apenados do Conjunto Penal Nilton Gonçalves, que estão em regime semiaberto, trabalham no programa.

Última etapa – Marcando a segunda e última etapa do programa, na próxima segunda-feira (12), 9h30, será realizada uma nova entrega de mudas de palmas forrageiras, na fazenda do programa, localizada no povoado Quatis dos Fernandes.

“Então, a gente termina com muita felicidade o projeto Palmas para Conquista, entendendo que agora, nessa entrega final das mudas, mais agricultores serão beneficiados e a palma forrageira se consolida como uma alternativa no nosso município”, reforçou a secretária.

Fonte / Foto: SECOM PMVC

Related posts

Governo baiano e BB assinam acordo para implantação do primeiro CCBB do Norte-Nordeste

Fulvio Bahia

Oficina na APA Ponta da Baleia/Abrolhos impulsiona projeto pedagógico da Zona Costeira e Marinha

Fulvio Bahia

Mercado eleva para 1,68% projeção de expansão da economia em 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais