CulturaExposiçãoHomenagemMunicípiosMúsica

Juazeiro: Prefeitura celebra os 92 anos de João Gilberto, pai da Bossa Nova

O ‘Memorial Casa da Bossa Nova’ fica localizado na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 20, Centro de Juazeiro.

Uma data para ser festejada. 10 de Junho é celebrado o aniversário de um dos maiores nomes do país, João Gilberto, mas conhecido como ‘o pai da Bossa Nova’, que estaria fazendo 92 anos se estivesse vivo. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), celebra a data e destaca que a arte imortal do grande João Gilberto é contada no Memorial Casa da Bossa Nova, local onde João Gilberto morou e que hoje funciona a Seculte.

A história de João Gilberto, sem dúvida, é vista em cada espaço do imóvel. Mas são nas paredes do primeiro quarto onde sua vida e arte são contadas. “No Memorial Casa da Bossa Nova a gente tem a presença de João Gilberto, conhece um pouco mais da história desse ícone da Música Popular Brasileira. Cada cômodo, uma narrativa da vida desse grande nome juareirense que ganhou o mundo com seu talento inigualável”, destacou a prefeita, Suzana Ramos.

O analista de projetos e gestão cultural do município, Edvaldo Franciolli, explica que a intenção da gestão é que toda a casa onde viveu João Gilberto se torne parte do Memorial a João. “A proposta da prefeita Suzana Ramos é que tornemos aquela casa um verdadeiro memorial, a réplica da casa onde viveu João Gilberto para que turistas, que visitarem o Memorial possam conhecer melhor a sua história, com os móveis, fotografias e toda uma ambientação que será feita através de um projeto pensado nos mínimos detalhes”, explicou.

O ‘Memorial Casa da Bossa Nova’ fica localizado na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 20, Centro de Juazeiro. A exposição com a história de João Gilberto pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O espaço é um dos prediletos do turista que chega à Juazeiro.

Dona Neuma Sales é de João Pessoa, na Paraíba, e na semana de aniversário de João Gilberto esteve em Juazeiro conhecendo a história da cidade. O ‘Memorial Casa da Bossa Nova’ foi um dos locais que fez questão de conhecer. “Achei muito interessante. Aqui tem uma história que todo mundo deve conhecer. João Gilberto é uma pessoa muito importante para o nosso país e é aqui de Juazeiro”, declarou a turista da Paraíba.

Raiz juazeirense

Franciolli ainda destacou que João Gilberto representa a história musical de Juazeiro. “Dele vieram Luiz Galvão, Ivete Sangalo mais adiante e tantos outros nomes da música que têm Juazeiro como naturalidade, a exemplo também do Targino Gondim. Tudo isso nasceu dessa raiz da Bossa Nova criada pelo grande cantor, compositor, homem de uma nota só, mas que encantou o mundo: João Gilberto de Oliveira”, disse Franciolli.

Fonte: SECOM PMJ
Foto: Divulgação

Related posts

Rádio Nacional divulga as 12 finalistas do Festival de Música

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura garante condições para planejamento familiar com acesso a métodos contraceptivos na rede pública de saúde

Fulvio Bahia

Andaraí: Alunos da rede municipal de ensino participam da “Aula de Energia”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais