CulturaFestejosMuseuReligiãoSalvador

Tradição e festejos marcam a trezena de Santo Antônio no Centro Antigo de Salvador

Neste domingo (11), o tríduo terá a participação especial do professor Juraci Tavares, apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento, às 18h e procissão de abertura às 19h

Até a próxima terça-feira (13), as ruas do Santo Antônio Além do Carmo estarão cheias de pessoas celebrando, agradecendo e fazendo pedidos ao padroeiro do bairro. Neste período, uma programação intensa foi montada para receber o público, incluindo a realização de missas diárias na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, o Bazar da Paróquia, a Feira da Sé, a Vila Gastronômica e a rota gastronômica Sabores do Interior.

Bem pertinho da igreja, na casa de número 559, na Rua Direita de Santo Antônio, o artista plástico Rodrigo Guedes, de 34 anos, vai promover um tríduo – três dias de reza pública dedicada ao santo – nos dias 11, 12 e 13 deste mês. A celebração já acontece há 16 anos e foi inspirada na devoção que as avós materna e paterna de Rodrigo tinham a Santo Antônio, desde meninas.

Todos os anos, Rodrigo decora um altar de aproximadamente 5 metros dedicado ao santo, com elementos artísticos, como flores, folhas, nuvens e estrelas, feitos a partir de papel e papelão. A decoração ganha um toque especial com a iluminação interna do altar, que fica situado na sala da residência, aberta ao público durante o tríduo.

A cada ano, o jovem escolhe um tema diferente e faz uma homenagem. Este ano ele celebra o bicentenário da Independência do Brasil e São Jorge. Já o tema escolhido foi “Irmão protetor, sois dos brasileiros”, trecho do hino a Santo Antônio.

Cortejo – No próximo dia 11, o tríduo terá a participação especial do professor Juraci Tavares, apresentação do Coral do Mosteiro de São de São Bento, às 18h e procissão de abertura às 19h, momento em que o andor do santo homenageado desse ano (São Jorge) vai ao encontro de Santo Antônio, formando um belo cortejo no entorno da casa. A noite se encerrará com a reza.

“Santo Antônio para mim representa força. Esse é o meu único pedido feito a ele: Força para continuar a fazer o que os meus fizeram, aqueles que me precederam para que hoje eu pudesse estar aqui de pé. Não é fácil, mas ao mesmo tempo a fé se renova e aponta o caminho a seguir. Eu sou só um instrumento”, conta Rodrigo.

Nas duas primeiras noites do tríduo, cerca de 300 pessoas costumam visitar a casa de Rodrigo e de sua avó Maria do Socorro, de 80 anos, para conhecer, tirar fotos, rezar e fazer pedidos. No dia 13, o número de visitantes dobra.

“Vem pessoas de todo o mundo conhecer. Eu sei, porque cada pessoa que vem aqui escreve o nome no livro de visitação. A casa fica aberta durante o ano inteiro, aos finais de semana, mas a visitação se intensifica no mês de junho. Nós distribuímos pãezinhos, símbolo maior de devoção a Santo Antônio, que sempre fez doações para os que nada tinham”, explica.

Devoção – Até o dia 13, diariamente é celebrada a missa da trezena, às 20h, na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, situada na Rua Barão do Triunfo, no largo principal do bairro. Este ano, o tema da trezena é ‘Santo Antônio e a Misericórdia com os pobres na vivência do Evangelho’.

No dia 13, a celebração começará às 6h com uma alvorada de fogos. Às 7h e às 9h, serão celebradas missas paroquiais. Às 11h, o cônego Lázaro Muniz vai celebrar uma missa com oração de cura. Às 16h30 haverá missa paroquial e às 17h30 uma procissão percorrerá as ruas do Santo Antônio Além do Carmo e do Barbalho, com saída do largo principal do bairro. Às 19h, será celebrada a missa campal de encerramento da festa, pelo bispo auxiliar Dom Valter Magno de Carvalho, no adro da paróquia.

Além da programação religiosa, o dia 13 contará ainda com uma homenagem a Gonzagão, feita pelo ator Vitório Emanuel; exposição de estandartes confeccionados pela comunidade; presença de carrinhos de café, vendendo ‘quentão’, chocolate quente, licores e animação a cargo do coreto musical, com Val Gonzaga.

“A trezena de Santo Antônio este ano está muito animada. A igreja lota todos os dias e as pessoas estão vindo demonstrar a sua fé. O primeiro dia foi muito especial, porque nós recebemos a imagem peregrina do Senhor do Bonfim, que este ano também estará presente na procissão. Esperamos que seja assim até o dia 13”, afirma o pároco Ronaldo Magalhães.

Ele lembra que a tradição da trezena vem desde a construção da paróquia, há 381 anos, mas antes já havia a capela de Santo Antônio, construída no século XVI e as pessoas já frequentavam o local para fazer suas orações.

“É um esforço grande para que todos os anos ocorra a trezena com essa perspectiva de alegria, fé e esperança, afinal de contas Santo Antônio é um santo alegre, festivo e muito querido. Foi uma pessoa que passou por esse mundo vivendo realmente os ensinamentos de Jesus, praticando, sobretudo a caridade”, acrescenta o padre.

Em parceria com a Associação Centro Histórico Empreendedor (Ache) e a Sole Produções, a Prefeitura de Salvador está viabilizando a programação da Trezena de Santo Antônio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Fonte: SECOM PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Policiais da Patamo apreendem revólver e drogas no Alto de Ondina, em Salvador

Fulvio Bahia

Mimus Companhia de Teatro convida para final de semana com o espetáculo MAR, na capital baiana

Fulvio Bahia

Presidente Lula participa da romaria fluvial do Círio de Nazaré

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais