BahiaImprensaSalvador

Seminário aborda papel da imprensa no processo da Independência do Brasil na Bahia

 O evento gratuito e aberto ao público acontece no Auditório do IGHB, na Piedade, Centro de Salvador.

Apesar de muita gente ignorar os fatos que antecederam a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, as guerras travadas em solo baiano foram decisivas para a consolidação da liberdade em relação ao domínio colonial. Sete meses antes da famosa cena que habita o imaginário nacional, supostamente protagonizada por D. Pedro às margens do rio Ipiranga (SP), Cachoeira e São Félix, Salvador e Itaparica já se movimentavam para expulsar as tropas portuguesas, o que aconteceu apenas em 2 de julho de 1823.

Para celebrar o bicentenário da Independência da Bahia, a Associação Bahiana de Imprensa vai promover, com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, o seminário “A imprensa e a Independência do Brasil na Bahia”, nos dias 14 e 15 de junho, das 14h às 17h. O evento gratuito e aberto ao público acontece no Auditório do IGHB, na Piedade, Centro de Salvador.

Em uma programação de dois dias, pesquisadores, professores e jornalistas propõem um diálogo com o público baiano sobre os desdobramentos dos conflitos e suas personagens mais marcantes, sobretudo as que desempenhavam atividades de imprensa.

“Montamos uma programação especial para celebrar o nosso povo e sua luta para libertar o país do jugo português. Não podemos esquecer de personagens emblemáticos nas batalhas pela Independência. É preciso saudar a memória dos combatentes, sejam os guerreiros e guerreiras ou os intelectuais que se articularam através da imprensa baiana”, afirma Amália Casal, 1ª secretária da ABI e coordenadora do evento.

A abertura do seminário, no dia 14, ficará a cargo de Ernesto Marques, presidente da ABI, e Joaci Góes, presidente do IGHB.

A primeira palestra, “O periodista Cipriano Barata e a Constituição Gaditana no processo da Independência”, será comandada por Jairdilson da Paz Silva, doutor em História pela Universidade de Sevilla. “Jornalista, panfletista, político e, sobretudo, um revolucionário nas ideias e ações, o deputado eleito pela Província da Bahia, Cipriano Barata, matizava em seus discursos parlamentares a questão premente no liberalismo luso-brasileiro, a definição da cidadania liberal na Constituinte”, explica o professor. “A Liberdade buscada por Barata se coadunava à recém-inaugurada liberdade de imprensa que a adoção e juramento da Constituição de Cádiz proporcionava.”

“Maçonaria e imprensa: redes intelectuais na Independência do Brasil na Bahia (1822-1823)” é a proposta de Pablo Iglesias Magalhães, doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O docente abordará a introdução de redes de sociabilidade maçônica, a partir de 1802, sua influência no estabelecimento da imprensa e nas transformações políticas que conduziram ao processo de Independência do Brasil na Bahia.

No dia 15, o diretor de cultura da ABI, Nelson Varón Cadena, coordenará a programação. O bloco “Os jornais como fonte de pesquisa sobre a história do 2 de julho” será guiada pelo professor e historiador Manoel Passos, mestre em História e Patrimônio, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal.

Outras duas palestras abrilhantam o evento: “A Imprensa portuguesa e a Independência do Brasil”, com o professor e historiador Sérgio Guerra Filho, docente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, e “Jornalismo de Combate: Montezuma e o Diário Constitucional na luta contra Madeira de Melo e as Cortes”, ministrada pelo jornalista e pesquisador Jorge Ramos, 2º secretário da ABI.

Ao final das apresentações, os participantes e convidados poderão dialogar sobre os temas abordados. A programação será encerrada às 17 horas.

  • Acompanhe ao vivo nos links seguintes: 14/06 (aqui)| 15/06 (aqui).

SERVIÇO

Seminário “A Imprensa e a Independência do Brasil na Bahia”
Data: 14 e 15 de junho
Hora: 14h às 17h
Local: Auditório do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, (IGHB) – Av. Joana Angélica, 43, Piedade – Centro, Salvador (BA)
Entrada gratuita

Fonte / Imagens: ASCOM ABI

Related posts

Salvador segue com a vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira (10)

Fulvio Bahia

Antirracismo – Defensoria da Bahia foi a única instituição do Sistema de Justiça a receber equipamentos do Ministério da Igualdade Racial

Fulvio Bahia

SEC disponibiliza serviço on-line para emissão de certificado dos aprovados na prova Encceja

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais