Agricultura FamiliarBahiaCapacitaçãoEconomiaGoverno do EstadoMunicípios

Jequié: Agricultoras do município transformam mandioca em uma variedade de produtos após capacitação e investimentos em infraestrutura

Todo o aprendizado adquirido na oficina será levado para a agroindústria, impulsionando a economia regional.

No município de Jequié, as agricultoras do Distrito Itajuru estão dando um show de diversidade e sabor com seus produtos derivados da mandioca. Após a inauguração da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca, foi a vez das integrantes da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra participarem de Oficina de Processamento de Derivados da Mandioca.  

Nessa oficina, elas mergulharam no universo da mandioca e aprenderam a criar novos produtos como pizza de aipim, empada de mandioca, tapioca colorida, petas saborizadas, pão de mandioca, chips de aipim, pão de queijo de mandioca, panetone de mandioca e até uma irresistível lasanha de aipim.

Para a presidente da Associação, Lilian Michele Leonam Gomes Sales, a capacitação foi um empoderamento para as mulheres da agricultura familiar. Ela afirma com orgulho que esses produtos são feitos por elas, desde o plantio até o produto final. “A oficina fortalece as agroindústrias locais, levando alimentos de qualidade para o povo baiano e sustentando as famílias da região”.  

Com a implantação da agroindústria e a realização da capacitação, promovidas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva, a comunidade de Itajuru tem agora a oportunidade de ampliar sua produção e conquistar o mercado com os derivados da mandioca.  

A Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca, que conta com uma estrutura moderna e completa, permite o beneficiamento da mandioca, que são transformados em uma variedade de produtos. Todo o aprendizado adquirido na oficina será levado para a agroindústria, impulsionando a economia regional. Um exemplo de como o investimento em capacitação e infraestrutura pode transformar a vida das comunidades rurais, promover o desenvolvimento sustentável e valorizar os recursos locais. 

A comunidade de Itajuru está pronta para encantar o paladar de todos com seus produtos derivados da mandioca e mostrar que é possível fortalecer a agricultura familiar e renovar as tradições.  

O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.  

Fonte / Foto: Ascom/CAR

Related posts

“Não haverá reajuste do transporte”, afirma Bruno Reis

Fulvio Bahia

Impedido de fazer quimioterapia por falta de registro civil, homem inicia tratamento após intervenção da Defensoria

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador e Unesco promovem nova rodada de debates e discutem ‘Dimensão Social e Vulnerabilidades’ no Centro Histórico e Comércio

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais