Assembleia Legislativa da BahiaBahiaViolência

ALBA: Comissão de Direitos Humanos promove debate sobre índices de violência na Bahia

Sugerido pelo sargento da reserva da Polícia Militar, Abisolon Oliveira, o evento foi comandado pelo deputado Pablo Roberto (PSDB), presidente do colegiado.

Para discutir sobre a velocidade da violência humana na Bahia, a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública realizou, na última terça-feira (13), uma audiência pública, reunindo parlamentares, gestores e sociedade civil organizada.

Proposto pelo sargento da reserva da Polícia Militar e ex-vereador de Feira de Santana, Abisolon Oliveira, o evento contou com a presença dos deputados Pablo Roberto (PSDB) e Neusa Cadore (PT) – presidente e vice-presidente do colegiado -, Hilton Coelho (Psol) e Vitor Azevedo (PL); e da diretora de Direitos Humanos da Superintendência de Prevenção à Violência, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Cleydi Milanezi.

Segundo Abisolon, é necessário reduzir os índices de violência na Bahia, sobretudo nas três maiores cidades, Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, que figuram entre os 50 municípios mais violentos do mundo. “É uma relação vergonhosa, levando-se em conta o elevado conhecimento técnico e acadêmico desses profissionais de segurança pública, mas que não têm oportunidade de dizer o que fazer pra reduzir a violência”, colocou.

Para tanto, ele sugeriu a criação de um conselho municipal democrático da segurança pública, “onde os trabalhadores em segurança pública, as polícias Federal, Militar, Civil e guarda municipal possam ter vez e voz”. Além disse, indicou também a constituição de uma Frente Parlamentar Democrática Humanitária de Segurança Pública, na ALBA, com a participação da sociedade civil organizada, gestores e profissionais de Segurança Pública.

CONVITE

Hilton Coelho falou da complexidade da situação e sugeriu um novo convite ao secretário estadual de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, para explicar a situação do Estado, “que, pela quarta vez, está no topo do ranking como o mais violento do Brasil, porque, na verdade, os equívocos do poder público em relação a essa situação, estão sendo pagos com vidas”.

Representando a SSP, a tenente-coronel Cleydi Milanezi explicou as atribuições da pasta que dirige, de prevenção à violência, e salientou a importância da discussão junto com a sociedade civil para uma nova visão de políticas públicas e também da participação das outras secretarias de Estado.

“A questão de segurança pública não tem um único viés, ela é fruto da colaboração da sociedade, dos demais órgãos do Estado, dos municípios, enfim, é uma congregação”, afirmou.

Presidente do colegiado, o deputado Pablo Roberto destacou a experiência do sargento Abisolon, com mais de 40 anos na vida pública voltada aos movimentos sociais, na população, na infância e na juventude. “Ele trouxe hoje aqui a angústia de muitos baianos, que são as questões relacionadas à insegurança, à falta de segurança pública na Bahia”, salientou.

Pablo Roberto falou ainda sobre a importância das bases comunitárias de segurança, quando da sua instalação no governo Wagner, que, segundo ele, já não atendem mais às necessidades, e não correspondem aos anseios da população. Também apontou a desmobilização e da falta de atenção aos conselhos comunitários de segurança, “para que possam cumprir o seu papel, porque a comunidade quer buscar alternativas”.

De acordo com o tucano, a partir do debate realizado na audiência, será produzido um relatório e a comissão fará os devidos encaminhamentos para as secretarias de Estado e para os mecanismos de defesa dos direitos humanos, inclusive os internacionais que acompanham e monitoram questões relacionadas à segurança pública no mundo.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

Related posts

Ministro da Educação destaca qualidade das escolas da Bahia: “uma escola que atrai o jovem, que garante a permanência e estimula o ensino”

Fulvio Bahia

Ponte do Funil, em Itaparica, será parcialmente interditada para recuperação estrutural; confira

Fulvio Bahia

Polícia identifica homem que extorquia mulheres com fotos íntimas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais