Serão convocados até o limite de dois atletas por prova individual.
Após reuniões do Conselho Técnico e do Conselho de Administração, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) publicou critérios de convocação de seleções para os seguintes eventos internacionais de 2023: Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Mayaguez, em Porto Rico (4 a 6 de agosto); Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile (20/10 a 05/11), Sul-Americano Adulto de São Paulo (28 a 30 de julho), mais especificamente dos revezamentos; Mundial de Atletismo de Budapeste, na Hungria (19 a 27 de agosto), também nos revezamentos; e Mundial de Corrida de Rua de Riga, na Letônia (30/9).
No caso do Campeonato Pan-Americano Sub-20, a CBAt montou uma lista larga, contendo 41 atletas e 18 treinadores, com a recomendação de todos os interessados em participar da competição terem o visto norte-americano com a maior brevidade possível. Para facilitar, pediu aos organizadores do evento o envio de uma carta convite.
No Pan-Americano de Santiago, a formação da delegação brasileira adotará os critérios determinados pelo Comitê Organizador (PANAM SPORTS), que são as classificações de atletas por meio do Ranking Pan-Americano e também por vagas obtidas em competições continentais.
Serão convocados até o limite de dois atletas por prova individual. Os atletas poderão se classificar pelo Ranking Pan-Americano (Top List) no período de 1° de janeiro de 2022 até 18 de setembro de 2023; também será possível se classificar por meio da primeira colocação nos seguintes eventos: Jogos Pan-Americanos de Cáli-2021, Jogos Sul-Americanos-2022 (ODESUR) e Campeonatos Sul-Americanos Adultos de 2023, marcado para o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.
Os atletas campeões em Cáli já estão confirmados e não ocupam as duas vagas determinadas pela organização. Os brasileiros qualificados são Erik Barbosa (100 m), Chayenne Pereira (400 m com barreiras), Mirelle Leite (3.000 m com obstáculos), Isabel Demarco Quadros (vara), Pedro Henrique Nunes (dardo), Alencar Chagas (martelo) e José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli (decatlo).
Os critérios de convocação podem ser acessados AQUI
Fonte: CBAt
Foto: Wagner Carmo/CBAt