Percursos exigentes chegaram a atingir mais de 70km de distância em algumas categorias.
A cidade de Leme, no interior de São Paulo, foi palco das disputas emocionantes do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada que aconteceu no último final de semana, reunindo os maiores nomes da modalidade competindo pelo título nacional das provas de contrarrelógio e resistência.
O campeonato entrou para a história com recorde de inscritos. Ao todo, foram 160 competidores do país inteiro distribuídos nas categorias ciclismo convencional, handbike, triciclo e tandem. Os melhores colocados também somaram pontos importantes no ranking brasileiro.
Os atletas da seleção também utilizaram a competição como preparação para o mundial de Glasgow, na Escócia, em agosto, e fizeram bonito. A maioria deles venceram tanto o contrarrelógio como a resistencia, confirmando o excelente planejamento e a preparação que vem sendo realizada na equipe brasileira.
“Apesar de estarem representando as suas equipes pessoais aqui no Brasileiro, os atletas da seleção utilizaram a competição como parte da preparação e teste para o Mundial que acontece em agosto. O circuito aqui em Leme proporciona essa condição de avaliarmos e incluirmos o evento dentro do nosso planejamento paralímpico e isso é muito importante para a cidade e para a seleção”, destacou Edilson Alves “Tubiba”, coordenador do Paraciclismo na CBC.
No último domingo, não faltou superação para a dupla da tandem formada por Bruno Bonfim e o seu piloto de luxo Eriberto Medeiros, atleta que já competiu profissionalmente por muitos anos no ciclismo Olímpico chegando a conquistar vários títulos importantes a nível mundial para o Brasil. A dupla, superou dois pneus furados para conseguir chegar no topo do pódio.
“Mesmo com as dificuldades nós não desistimos, sempre perseverando em busca do melhor resultados”, contou o paraciclista Bruno. “Primeiramente eu preciso agradecer a Deus e a Janildes Fernandes que me convidou para esse projeto. Ontem e hoje tivemos vários imprevistos, problemas mecânicos, mas sempre acreditando e focados em fazer o nosso melhor. Estou muito feliz e emocionado em poder estar competindo como piloto, guiando o Bruno que tem uma história de vida incrível. Só tenho a agradecer por tudo que esta acontecendo”, destacou Eriberto Medeiros.
Na prova tandem feminino, prevaleceu a força e a determinação da dupla Bianca Garcia e Nicolle Borges (Piloto), que após vencer o contrarrelógio no sábado, voltou a levar o ouro neste domingo.
“Eu estou muito feliz com essa vitória é mais uma conquista importante para a equipe. O circuito era exigente, técnico, e isso serve tanto para aumentar o nível da competição como também para avaliarmos o nosso condicionamento pensando nos próximos objetivos”, declarou Bianca.
O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Prefeitura Municipal de Leme, Free Force, Governo Federal e Federação Paulista de Ciclismo (FPC).
Campeões Brasileiros de Resistência 2023:
Ciclismo convencional
Carlos Alberto Soares – MC1
Sabrina Custódia da Silva – WC2
Victor Luise de Oliveira – MC2
Amanda Antunes de Paiva – WC3
Eduardo Carvalho de Araujo – MC3
André Luiz Grizante – MC4
Telma Aparecida Bueno – WC5
Lauro Cesar Chaman – MC5
Handbike
Zulmar Aparecida – WH1
Marcos Antônio Ferreira – MH1
Gilmara Sol do Rosário – WH2
Antonio Carlos Sanchez – MH2
Jady Martins Malavazzi – WH3
Mauricio Soares Dourado – MH3
Josiane Nowacki – WH4
Ulisses Leal Freitas – MH4
Antônio Marcos de Moura – MH5
Triciclo
Carlos Eduardo Rossi – MT1
Adriano Maatunaga Nascimento – MT2
Tandem
Bianca Canovas Garcia e Nicolle Wendy Borges (piloto) – WB
Bruno Bonfim e Eriberto Medeiros (piloto) – MB
Resultados completos de todas as categoras: http://cbc.esp.br/modalidades/resultados/busca/paraciclismo
Fonte: CBC
Foto: Alan Modesto/CBC