A implantação de um sistema para notificação imediata de doenças e agravos foi tema de encontro nesta segunda-feira (19) entre profissionais que atuam nos Núcleos de Vigilância Epidemiológica das policlínicas municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de Feira de Santana.
O encontro promovido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) em parceria com a Vigilância Epidemiológica ocorreu no auditório da SMS.
Segundo a enfermeira, Maricelia Lima, a iniciativa busca criar dinâmicas que otimizem o tempo entre o processo de coleta de dados e a adoção das medidas de controle nessas unidades.
“Vamos acompanhar e monitorar toda essa rede, implementar os instrumentos que a gente precisa a fim de conseguir uma integração entre um serviço e outro, melhorar a estrutura para facilitar o acesso às tecnologias e desenvolver uma comunicação mais eficaz”, relatou.
A coordenadora do CIEVS estadual, Talita Urpia, ressalta que a detecção precoce é necessária para atuar de forma efetiva contra as doenças e agravos.
“Nós trouxemos a importância do CIEVS para o estado e para Feira. Além disso, falamos sobre a atuação do eixo hospitalar como importante área de notificação. Por ser um ponto estratégico que percebe o adoecimento da população de forma mais rápida, eles podem trazer essas informações de maneira oportuna”, destacou.
Para a enfermeira da VIEP que atua na policlínica da Rua Nova, Flávia Moura, a sensibilização de toda a rede foi o principal ponto debatido.
“Na unidade fazemos uma busca de todos os prontuários, tanto manuais como eletrônicos, para investigação de agravos. Efetuamos a notificação, esse paciente é avaliado pelo médico, monitorado e as fichas são encaminhadas para a Secretaria de Saúde”, explicou.
Fonte: SECOM PMFS
Foto: Jorge Magalhães