A Vila de Santo Antônio D’ Alagoinha, xodó de quem ama o bom e velho forró, chegou ao final. Os festejos na Praça da Bandeira, bem em frente ao Mercado do Artesão, aconteceram da última sexta-feira (16) até a noite de terça-feira (20), atraindo um público cativo. O Expresso Band esteve por lá no penúltimo dia (19), produzindo vídeos especiais para a programação da emissora.
Além da valorização de artistas regionais, a programação da Vila, promovida pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), aqueceu as vendas de artesanato e gastronomia de vendedores ambulantes, como Tairine Souza, jovem de vinte e cinco anos. “Estou vendendo muito mais do que esperava, tanto que saí para pegar mais mercadoria, pois a que trouxe pra vender acabou muito cedo”.
A APAE Alagoinhas também aproveitou o movimento para vender mingaus e caldos quentes, como nas outras edições. O propósito foi arrecadar fundos para a Semana da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em agosto. De acordo com a professora Zenilda Rocha, “esse é um projeto diferenciado para proporcionar momentos felizes para os atendidos pela nossa instituição”.
O projeto Menina Flor, coordenado por Lucivalda Albuquerque, também angariou fundos com a venda de empadas sem glúten e sem lactose, além de um exótico café indiano. “Esse é um projeto socioeducativo que envolve meninas em situação de vulnerabilidade e já vai fazer 15 anos de existência”.
Sucesso de público
O São João faz parte da história de Mateus e Tiane, um casal que ama os festejos juninos. Os alagoinheses estão juntos há nove anos e costumam participar das festas no Circuito Oficial. Pela primeira vez, vieram à Vila de Santo Antônio D’Alagoinha, trazendo a filha Cecília, de 5 anos.”Esse evento tem tudo a ver com a gente, que vem em família. Como a festa começa cedo, dá para trazer as crianças para se divertirem também.”
A promotora de vendas Joseane Souza também foi pela primeira vez à Vila. Junto às amigas, se dispôs a curtir a festa até o final. “Para mim, o São João é a melhor festa do ano. É meu primeiro dia aqui e estou achando ótimo. Vou curtir enquanto estiver rolando show!”. Já a turista Leide Santos conhecia a Vila e resolveu retornar este ano, aproveitando cada segundo dos festejos juninos. “A animação começou cedo e estou achando que essa edição está bem mais animada do que a anterior”.
O repertório da festa incluiu a reprodução de clássicos do forró, como “Massa de Mandioca”, canções das bandas de “forró das antigas”, como “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e hits sertanejos em ritmo de forró. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal também participam de todos os cinco dias de arrasta-pé, garantindo a segurança.
Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama, a Vila foi pensada para alegrar as pessoas e movimentar o comércio no Mercado do Artesão, em um clima familiar, e a edição deste ano superou todas as expectativas. “A Vila de Santo Antônio se desenvolveu no ritmo que a gente esperava. No ano passado, nós tivemos o retorno depois da COVID, e as pessoas ainda estavam com medo de se aglomerar, então a movimentação não foi tão grande. Nesse ano, principalmente depois do Trem do Forró, que foi aquele movimento enorme, todo mundo ficou muito feliz e a divulgação contribuiu muito para que as pessoas tivessem disposição de vir para a Vila. E desde o dia 16, a nossa Vila é um sucesso total de público, de vendas, de aprovação e alegria, com participação efetiva da comunidade.”.
Artistas regionais
O cantor da Banda Forró Improvisado, conhecido como Kabação, era só alegria na noite do segundo dia da Vila, 17 de junho. “Vamos somando, plantando sementes para que a gente possa colher depois de germinadas e é o que está acontecendo aqui na Vila. Só posso agradecer aos nossos governantes, em todos os sentidos. Esse show é o estímulo que a gente precisava para prosseguir levando avante o dom que Deus nos deu”.
Na última noite, além dos shows de Herisson Estilizado, Marco Surya e Birão, a quadrilha “A Junina beija-flor” fez uma bela apresentação, tirando o fôlego do público e repetindo o sucesso da quadrilha “Tia Dulce”, que se apresentou na segunda-feira (19).
Para o Chefe de Gabinete Raimundo Queiroz, “essa é uma forma de darmos oportunidade aos artistas da terra para que pudessem apresentar esse belíssimo trabalho que vocês estão vendo aqui. Mesmo com o tempo chuvoso , a Vila está lotada e isso faz com que a gente tenha tranquilidade em saber que o trabalho que vem sendo feito pela professora Iraci Gama, junto com o prefeito Joaquim Neto, está sendo importante, não só para Alagoinhas, mas para toda a região”.
Fonte: SECOM PMA
Fotos: Roberto Fonseca