AgriculturaEconomiaMunicípiosNegócios

Vitória da Conquista: Prefeitura inicia coleta de amostras para Indicação Geográfica dos cafés do Planalto da Conquista

Serão 20 amostras coletadas nas regiões de produtores locais.

A Prefeitura Municipal iniciou a coleta das amostras de café do município que serão utilizadas para a Indicação Geográfica (IG) dos cafés do Planalto da Conquista. Na tarde da última terça-feira (20), o trabalho foi realizado em uma propriedade na região da Estiva.

O IG atribui reputação e valor a produtos e serviços típicos do seu local de origem. Ao ganhar o registro, o item passa a se destacar por sua identidade própria, distinguindo-se de artigos similares no mercado. Isso porque o IG atesta a qualidade única do produto ou serviço, decorrente de características específicas de condições naturais, como solo, vegetação, clima e domínio da atividade.

Em Vitória da Conquista, serão 20 amostras coletadas nas regiões de produtores de cafés. Além da Estiva, as propriedades também estão concentradas nas regiões de Inhobim e Capinal. O processo de coleta deve acontecer até o fim do período de colheita de café, em julho.

O coordenador municipal de Agricultura Familiar, Eduardo Castro, falou sobre os benefícios do IG para a produção e comercialização do café no Planalto da Conquista: “Cria uma identidade para o café local, e isso cria uma referência e melhora nos preços.”

A Associação dos Cafeicultores do Planalto de Vitória da Conquista (Ascap) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão elaborando um painel sensorial que irá apontar os fatores, a exemplo das condições climáticas, que fazem o diferencial do café da região.

Joara Oliveira, presidente da Ascap e também da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e região LTDA (Cooperbac), falou sobre a expectativa para esse trabalho. “A gente tá muito entusiasmada com o resultado desse painel, porque a gente quer comprovar cientificamente a diferença do nosso café e agregar ainda mais valor, porque quando o café tem uma certificação de IG, a gente vai atrair compradores, vai atrair pessoas, atrair curiosos e com isso, a gente vai conseguir comercializar o nosso café com preço diferenciado e atrair cada vez mais compradores”, disse.

Fonte / Foto: SECOM PMVC

Related posts

Paulo Afonso: Departamento de Cultura oferta esclarecimentos sobre a Lei Paulo Gustavo

Fulvio Bahia

Novos conteúdos sobre empreendedorismo estreiam na TVE

Fulvio Bahia

Mercado reduz previsão da inflação de 5,69% para 5,42% este ano

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais