Prefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúde

Secretaria da Saúde adquire novos equipamentos de Raio X para UPAs de Salvador

Ao todo, foram adquiridos pela SMS, com recursos próprios estimados em R$ 2,4 milhões de reais, 10 novos aparelhos de Raio X que substituirão, gradativamente, os equipamentos atuais.

Dando continuidade às iniciativas que visam proporcionar qualidade no serviço e diagnóstico, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) iniciou a substituição de aparelhos de Raio X das unidades de pronto atendimento 24h. A entrega do primeiro novo equipamento com tecnologia aconteceu nesta quarta-feira (21), na UPA Adroaldo Albergaria, em Periperi, Subúrbio Ferroviário.

“A falta de equipamentos compromete o acesso igualitário à saúde e a efetividade dos cuidados prestados. Por isso, a compra, modernização e substituição são necessárias para acompanhar o progresso tecnológico e científico, bem como atender às demandas crescentes da população. Começamos pela UPA Adroaldo Albergaria pela simbologia de ser a primeira unidade de pronto atendimento 24 horas de Salvador e também pela urgência, já que o equipamento da unidade estava quebrado”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos.

Ao todo, foram adquiridos pela SMS, com recursos próprios estimados em R$ 2,4 milhões de reais, 10 novos aparelhos de Raio X que substituirão, gradativamente, os equipamentos atuais. Até o final do mês, mais três UPAs serão beneficiadas, nos bairros de São Marcos, Bairro da Paz e Itapuã. No segundo semestre, consta na programação outras seis unidades da rede. A UPA Santo Antônio, a maior do Norte-Nordeste e localizada no Largo de Roma, já conta com o equipamento.

“A modernização dos equipamentos no SUS desempenha papel fundamental na melhoria da qualidade dos serviços e no atendimento eficiente às necessidades da população. O investimento na atualização tecnológica fortalece a infraestrutura, contribuindo para o tratamento eficaz das doenças. Embora o investimento inicial seja significativo, a substituição de equipamentos leva a uma diminuição dos gastos com manutenção e reparos constantes. Além disso, equipamentos modernos tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de energia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, frisou.

A Secretária Municipal da Saúde destaca ainda que a modernização também desempenha um papel crucial na capacitação dos profissionais. Isso porque, através do uso de equipamentos atualizados, os colaboradores têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, além de se manterem atualizados com as mais recentes técnicas e práticas diagnósticas, resultando em um melhor desempenho e na prestação de cuidados de saúde mais seguros e eficazes.

Fonte: SECOM PMS
Foto: ASCOM SMS

Related posts

Com estoque crítico, unidades móveis da Hemoba atenderão na Estação da Lapa e shoppings em Salvador

Fulvio Bahia

“É imperativo reconhecer e valorizar mais a contribuição das mulheres na área da saúde”, diz Ireuda Silva

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Conferência Municipal de Saúde vai debater os direitos e a defesa do SUS

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais