BrasilEsporte

Judô: Atletas celebram nova e última chance na quarta etapa da Seletiva Nacional

Disputas masculinas aconteceram nesta segunda-feira, 26, em São Paulo.

O primeiro dia de CBI Seletiva Nacional de Judô levou ao tatame do Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, cerca de 100 judocas em busca da última chance de entrar na zona de investimento da seleção brasileira de judô no ciclo Paris 2024. A quarta e última etapa do processo de formação do time principal do Brasil viu alguns nomes novos se consolidarem e também resgatou atletas experientes que já tinham passagens anteriores pela seleção.  

Nas primeiras categorias, destaque para o novato Chrystian Silva (Clube Paineiras do Morumbi), que venceu sua segunda seletiva neste ciclo no peso ligeiro masculino (60kg), aos 21 anos. Gabriel Genro (Sogipa) manteve sua posição no meio-leve com uma vitória apertada no rodízio levando a melhor em um dos últimos critérios de desempate da poule, o “tempo de luta”.  

No 73kg, Julio Koda Filho (Minas Tênis Clube) também venceu sua segunda seletiva no processo, assim como Eduardo Bettoni (Minas Tênis Clube/100kg) e Juscelino Nascimento Jr (+100kg).  

No 81kg e no 90kg os resultados lavaram as almas dos campeões João Macedo (Sogipa) e Gustavo Assis (Reação), respectivamente. Eram os únicos que ainda não tinham vencido uma etapa neste ciclo e, depois de baterem na trave três vezes, enfim, comemoraram a conquista na quarta e última etapa.  

“O principal para esse resultado foi eu acreditar e as pessoas que acreditaram em mim. A Força Aérea Brasileira que abriu as portas para mim mesmo eu não estando na minha melhor fase, o Reação que me abraçou. Eu devo muito ao David Moura e a toda a galera que treina lá em Cuiabá, minha família. É muito emocionante para mim, porque passei muita coisa nesse tempo, sempre batalhando para voltar aqui e trazer mais alegria pro Brasil. Agora, é só isso que eu desejo”, desabafou Assis depois de vencer uma “final” de poule duríssima com Marcelo Gomes (Flamengo).  

“Eu estou muito feliz de estar retornando, pois foram dois ou três anos que eu fiquei afastado da seleção. Sempre que chegava uma Seletiva era uma situação que eu ficava bem nervoso, bem apreensivo. Nas últimas três seletivas eu cheguei na poule final e acabava ficando em segundo, terceiro. Hoje, consegui desempenhar um bom judô e voltar pra seleção”, contou João Macedo, que voltará a fazer companhia ao seu irmão mais novo, Rafael Macedo, 90kg da seleção.  

Os campeões da quarta etapa da Seletiva Nacional terão como premiação o investimento da Confederação Brasileira de Judô para participarem de uma etapa do Circuito Mundial nos próximos meses. As convocações serão individualizadas de acordo com avaliação da comissão técnica, que acompanhou toda a competição no ginásio do Pinheiros, nesta segunda.  

As disputas das categorias femininas serão na terça, 27, também a partir das 9h, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo Canal Brasil Judô, no Youtube.  

Confira a lista dos campeões das categorias masculinas: 

60kg – Chrystian Silva (Paineiras) 

66kg – Gabriel Genro (Sogipa)

73kg – Julio Koda Filho (Minas Tênis Clube)

81kg – João Pedro Macedo (Sogipa)

90kg – Gustavo Assis (Instituto Reação)

100kg – Eduardo Bettoni (Minas Tênis Clube)

+100kg – Juscelino Nascimento Jr (Minas Tênis Clube

Fonte: ASCOM CBJ
Foto: Lara Monsores / CBJ

Related posts

Dengue: quase todos os estados brasileiros têm tendência de queda

Fulvio Bahia

LuzIA│Chatbot com IA conversa e até transcreve áudio no WhatsApp e no Telegram

Fulvio Bahia

Eleições 2024: confira 6 prazos para você ficar de olho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais