BahiaCriançaGoverno do EstadoSaúde

Agora obrigatório, ecocardiograma fetal já é realizado na Bahia gratuitamente há quase um ano

O ecocardiograma fetal é uma espécie de ultrassom realizado através da parede abdominal da grávida e dirigido ao coração do feto em gestação.

No último dia 15, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.598/23, que determina que as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) incorporem o ecocardiograma fetal no protocolo de assistências às gestantes. Na Maternidade Maria da Conceição de Jesus (MMCJ), em Coutos, o Projeto Tum Tum, iniciado há 10 meses, já realizou o exame em mais de mil gestantes de todo o Estado de forma gratuita.

“O Projeto Tum Tum mostra que, na Bahia, a gente antecipa a assistência às gestantes e aos bebês. Entendemos que esse cuidado é prioritário e o ecocardiograma fetal, e também o pediátrico, contribui para a aceleração na assistência adequada aos bebês”, afirma a secretária da Saúde do Estado Roberta Santana.

O ecocardiograma fetal é uma espécie de ultrassom realizado através da parede abdominal da grávida e dirigido ao coração do feto em gestação. O procedimento é capaz de mostrar a estrutura do órgão e detectar má formação cardíaca e cardiopatias na gravidez e nos recém-nascidos. Com isso, é possível organizar a assistência, dando o encaminhamento necessário para as unidades de saúde em que o tratamento definitivo das patologias possa ocorrer, como cirurgias cardíacas.

O diagnóstico com antecedência ainda reduz custos com medicações de alto valor necessárias para os recém-nascidos no pré-operatório e, com o encaminhamento para unidades de referência em cirurgia, como os hospitais Ana Nery e Martagão Gesteira, acelera a liberação de leitos de UTI da MMCJ para bebês com outras patologias.

“Quanto mais cedo são tratados esses bebês, menor é a probabilidade deles apresentarem sequelas e patologias crônicas devido à demora para uma solução definitiva ”, explica Amado Nizarala, diretor da MMCJ. “O Projeto Tum Tum tem sido um profundo sucesso. É uma ação absolutamente gratuita, num serviço organizado, de altíssima qualidade e que nada deve aos pouquíssimos serviços particulares ofertados na Bahia”.

Em 10 meses, foram 1.023 ecocardiogramas fetais e 976 ecocardiogramas pediátricos, totalizando quase dois mil exames.  Mais de 50 fetos tiveram patologias cardíacas detectadas. O ecocardiograma fetal é indicado para gestantes diabéticas, em idade mais avançada, que tenham antecedente familiar de patologias congênitas cardíacas e que já tenham tido um filho anterior com patologia congênita cardíaca também, além dos recém-nascidos com diagnóstico provável de cardiopatias.

“A Sesab está de parabéns pela iniciativa. Já nesse período de 10 meses, podemos comprovar que é um serviço que diz a que veio e que está mostrando resultados extremamente positivos para nossa população”, atesta Nizarala.

Fonte: Ascom/Sesab
Foto: Bárbara Silveira

Related posts

Bahia é quem mais investe na saúde no Brasil, afirma Robinson Almeida, em entrega do Hospital Ortopédico

Fulvio Bahia

Saúde alerta para uso do spray de espuma durante o Carnaval

Fulvio Bahia

OMS declara solidão como ameaça premente à saúde global

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais