BrasilEsporteMulher

Judô: Seletiva feminina traz novidades para reta final do ciclo Paris 2024

Três categorias tiveram campeãs inéditas que estrearão na seleção principal neste ano.

A definição das campeãs das categorias femininas da Seletiva Nacional de Judô aconteceu na última terça-feira (27), após um longo dia de combates no ginásio poliesportivo Henrique Villaboim, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Essa foi a última etapa do processo de formação da seleção brasileira de judô no ciclo Paris 2024 e os resultados do segundo dia de competição trouxeram algumas novidades para a a equipe nacional.  

Três categorias – 63kg, 78kg e +78kg – conheceram campeãs inéditas que terão, pela primeira vez, a oportunidade de representar o Brasil em uma etapa do Circuito Mundial de Judô. No meio-médio (63kg), Nauana Silva (Pinheiros), de apenas 20 anos, levou a melhor e competirá no circuito sênior pela primeira vez. Ela é atleta do Esporte Clube Pinheiros e foi também a primeira do clube anfitrião a conquistar o primeiro lugar nessa Seletiva.  

“É uma sensação maravilhosa. Eu treinei muito para essa seletiva, estava com a mente de ser campeã antes mesmo de estar aqui lutando. Acho que consegui colocar tudo o que eu venho treinando em prática e deu certo. Fiquei bem nervosa, mas por lutar em casa fiquei confortável. Coloquei essa pressão em cima de mim, de lutar e ganhar em casa e me motivei com isso”, contou Nauana após vencer a luta decisiva da poule imobilizando Maria Eduarda Diniz (Flamengo) até o ippon.  

Além dela, Karol Gimenes (Pinheiros) e Victoria Oliveira (Minas Tênis Clube) também venceram, pela primeira vez, a Seletiva Nacional.  

Outra novidade veio no 52kg, que teve como campeã a experiente Jéssica Pereira (Instituto Reação), retornando à sua categoria de origem depois de lutar o ciclo Tóquio e as três últimas seletivas no 57kg.  

“Foi tudo muito conversado lá no clube. Meu peso sempre estava abaixo para o 57kg, as meninas sempre eram mais pesadas que eu na competição, então decidimos baixar pro 52kg que é uma categoria que eu já conheço muito bem, já tive alguns títulos nessa categoria e acertamos”, avaliou Jéssica, que foi vice-campeã mundial júnior no 52kg.  

Já o 70kg foi, mais uma vencido, vencido pela sogipana Aléxia Castilhos, que fechou o ciclo invicta em seletivas nacionais, com quatro vitórias consecutivas. 

As três categorias mais leves foram dominadas pelo Instituto Reação, com Eduarda Francisco (48kg), Jéssica Pereira (57kg) e Thayane Lemos (57kg). O clube carioca e o Minas Tênis Clube foram os que mais colocaram atletas na seleção, com quatro cada um.  

A Sogipa pegou três vagas; Pinheiros ficou com duas e Clube Paineiras do Morumby fez um campeão.

Campeãs Seletiva Nacional de Judô – IV Etapa

48kg – Eduarda Francisco (Instituto Reação/FJERJ)
52kg – Jéssica Pereira (Instituto Reação/FJERJ)
57kg – Thayane Lemos (Instituto Reação/FJERJ)
63kg – Nauana Silva (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
70kg – Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ)
78kg – Karol Gimenes (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
+78kg – Victoria Oliveira (Minas Tênis Clube/FMJ) 

Fonte: ASCOM CBJ
Foto: Lara Monsores / CBJ

Related posts

Brasil faz melhor campanha da história no Parapan ao somar 343 pódios

Fulvio Bahia

Inscrições para edital de apoio a empreendimentos liderados por mulheres indígenas seguem até 14 de setembro

Fulvio Bahia

Biogás: cotado para liderar setor, Brasil usa menos de 2% do potencial da energia renovável, aponta estudo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais