Três categorias tiveram campeãs inéditas que estrearão na seleção principal neste ano.
A definição das campeãs das categorias femininas da Seletiva Nacional de Judô aconteceu na última terça-feira (27), após um longo dia de combates no ginásio poliesportivo Henrique Villaboim, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Essa foi a última etapa do processo de formação da seleção brasileira de judô no ciclo Paris 2024 e os resultados do segundo dia de competição trouxeram algumas novidades para a a equipe nacional.
Três categorias – 63kg, 78kg e +78kg – conheceram campeãs inéditas que terão, pela primeira vez, a oportunidade de representar o Brasil em uma etapa do Circuito Mundial de Judô. No meio-médio (63kg), Nauana Silva (Pinheiros), de apenas 20 anos, levou a melhor e competirá no circuito sênior pela primeira vez. Ela é atleta do Esporte Clube Pinheiros e foi também a primeira do clube anfitrião a conquistar o primeiro lugar nessa Seletiva.
“É uma sensação maravilhosa. Eu treinei muito para essa seletiva, estava com a mente de ser campeã antes mesmo de estar aqui lutando. Acho que consegui colocar tudo o que eu venho treinando em prática e deu certo. Fiquei bem nervosa, mas por lutar em casa fiquei confortável. Coloquei essa pressão em cima de mim, de lutar e ganhar em casa e me motivei com isso”, contou Nauana após vencer a luta decisiva da poule imobilizando Maria Eduarda Diniz (Flamengo) até o ippon.
Além dela, Karol Gimenes (Pinheiros) e Victoria Oliveira (Minas Tênis Clube) também venceram, pela primeira vez, a Seletiva Nacional.
Outra novidade veio no 52kg, que teve como campeã a experiente Jéssica Pereira (Instituto Reação), retornando à sua categoria de origem depois de lutar o ciclo Tóquio e as três últimas seletivas no 57kg.
“Foi tudo muito conversado lá no clube. Meu peso sempre estava abaixo para o 57kg, as meninas sempre eram mais pesadas que eu na competição, então decidimos baixar pro 52kg que é uma categoria que eu já conheço muito bem, já tive alguns títulos nessa categoria e acertamos”, avaliou Jéssica, que foi vice-campeã mundial júnior no 52kg.
Já o 70kg foi, mais uma vencido, vencido pela sogipana Aléxia Castilhos, que fechou o ciclo invicta em seletivas nacionais, com quatro vitórias consecutivas.
As três categorias mais leves foram dominadas pelo Instituto Reação, com Eduarda Francisco (48kg), Jéssica Pereira (57kg) e Thayane Lemos (57kg). O clube carioca e o Minas Tênis Clube foram os que mais colocaram atletas na seleção, com quatro cada um.
A Sogipa pegou três vagas; Pinheiros ficou com duas e Clube Paineiras do Morumby fez um campeão.
Campeãs Seletiva Nacional de Judô – IV Etapa
48kg – Eduarda Francisco (Instituto Reação/FJERJ)
52kg – Jéssica Pereira (Instituto Reação/FJERJ)
57kg – Thayane Lemos (Instituto Reação/FJERJ)
63kg – Nauana Silva (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
70kg – Aléxia Castilhos (Sogipa/FGJ)
78kg – Karol Gimenes (Esporte Clube Pinheiros/FPJ)
+78kg – Victoria Oliveira (Minas Tênis Clube/FMJ)
Fonte: ASCOM CBJ
Foto: Lara Monsores / CBJ