ArteCulturaFestejosMúsicaSalvador

Baile da Independência comemora com música e dança a libertação do povo brasileiro

Para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia será realizado no dia 3 de julho, a partir das 18h, no Campo Grande, o “Baile da Independência”, maior evento ligado à dança popular de Salvador. A Orquestra Fred Dantas subirá ao palco e, acompanhada dos cantores Irma Ferreira e Mário Bezerra, fará de fato um grande baile onde o homenageado será o cantor e compositor Ailton Muniz de Jesus, o Muniz do Garcia, 75 anos. Antes, uma série de sambas-canção que tiveram arranjos feitos por Fred Dantas para a cantora Mírian Tereza serão revividos na voz de Irma Ferreira, com solos de trombone do maestro Fred Dantas.

O momento especial dedicado a Muniz do Garcia foi especialmente preparado com arranjos originais feitos pelo maestro para “Mente Cândida”, “Prenúncio de Amor”, “A Lira” e “O Legado”. Muniz é autor de sambas famosos nas rodas baianas, conhecido por escrever letras que são verdadeiras crônicas sobre a vida.

Mas no Baile da Independência, junto ao Monumento aos Heróis do 2 de Julho, próximo aos carros alegóricos do Caboclo e da Cabocla, a ordem não é só ouvir boa música mas também dançar, então o repertório foi pensado para embalar o publico do começo ao fim.

Tem músicas que foram sucesso nas vozes de Louis Armstrong, Billy Holiday e Frank Sinatra, os melhores boleros de todos os tempos e, para finalizar, hits da Axé Music que ganharam arranjos exclusivos para orquestra popular feitos pelo maestro Fred Dantas. A ideia é não deixar ninguém nem com o coração, nem com as pernas paradas do começo ao fim da apresentação.  Os casais ligados à Dança de Salão já confirmaram presença e novamente farão parte do show. 

O maestro Freddeclarou que “o atual Baile da Independência foi idealizado pela Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura Municipal de Salvador, como uma forma de recuperar o ambiente de comemoração posterior ao Dois de Julho, quando a sociedade local organizava uma quermesse com barracas de variedades e músicas dançantes.

Esse evento foi recuperado – nos anos 1930-40 – pelo Baile da Mocidade, que era realizado no Campo da Pólvora, tendo como animador o popular Zé Coió. Maestros como João Wanderley, Waldemar da Paixão e Vivaldo da Conceição eram os encarregados do baile. “Devido não só a minha capacidade mas sobretudo o profundo respeito que tenho aos que vieram antes de mim na tarefa de prover música de qualidade à sociedade da Bahia, fui convocado para recuperar o Baile da Independência com nossa orquestra popular e assim tem sido há mais de duas décadas, equilibrando uma parte memorial com outra parte vivencial”, declara Fred Dantas.

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa de Fred Dantas – Doris Pinheiro

Related posts

Curso de Iniciação e Percepção Musical encerra inscrições nesta quarta (17)

Fulvio Bahia

Suíca cobra mais políticas e oportunidades para a população de periferia durante os 45 anos do Olodum

Fulvio Bahia

Atendimento da Semob para táxi e transporte escolar é retomado nesta terça (23)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais