BahiaEsporteGoverno do Estado

Em nova lista do FazAtleta, 46 projetos de atletas, equipes e eventos são aprovados

Após 67 atletas serem contemplados com o FazAtleta nas últimas três listas, 40 novos serão beneficiados.

Com 40 atletas, cinco eventos e uma equipe, a quarta lista de projetos aprovados pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico FazAtleta foi divulgada na edição da terça-feira, 27, no Diário Oficial do Estado (DOE). O Governo do Estado busca desenvolver inúmeras modalidades, contemplando nesta que foi a maior lista: atletismo, boxe, ciclismo, corrida de aventura, futevôlei, judô, tênis, triathlon e voleibol.  

Neste ano, 120 propostas já foram analisadas e aprovadas pela Comissão Gerenciadora do FazAtleta, presidida por Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Governo do Estado está disponibilizando R$ 6 milhões para o programa em 2023, sendo o mesmo valor executado no ano passado, após um incremento inédito nos R$ 4,5 milhões previstos inicialmente.  

Atletas

Após 67 atletas serem contemplados com o FazAtleta nas últimas três listas, 40 novos serão beneficiados. Entre eles, a modalidade do ciclismo segue com mais representantes, com 25 nesta lista e 60 ao todo. Os ciclistas baianos têm conquistam bons resultados nas competições nacionais, como nos casos do MTB e do BMX, além de lotarem as competições estaduais. 

O tênis e o triathlon ocupam o segundo lugar com quatro atletas contemplados, seguidos por futevôlei, judô, natação, com dois em casa, e um representante do boxe. O destaque da nova lista é a aparição dos atletas do futevôlei e do boxe, que não constaram nas outras. Já a novidade é o benefício para a equipe Clube Esportivo Salvador Vôlei, atualmente no 2º lugar do ranking estadual, com o objetivo de disputar as competições estaduais em 2023 e buscar a classificação para a Superliga C Nacional de Vôlei. 

Eventos

Ao todo, cinco novos eventos serão apoiados pelo FazAtleta na vigência de 2023, se juntando a mais sete anteriores. O ciclismo também lidera com três eventos: na variação de aventura, com o Desafio dos Sertões, em Juazeiro, entre os dias 18 e 20 de agosto; na variação XCM, com o 10º Cruz Bike MTB, em Cruz das Almas e alcançando os municípios de São Felipe, Maragogipe e São Félix, no Recôncavo Baiano, com a largada no dia 03 de dezembro; e a 6ª edição do Desafio do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães, no dia 09 de julho 

Seguindo pelo interior da Bahia, o triathlon é representando com a prova V Mãe Malvada, em Juazeiro, no dia 30 de julho. A prova organizada pela federação Baiana de Triathlon (Febatri) é umas das principais competições nacionais. Já em Feira de Santana, o Desafio 15km acontece no dia 27 de agosto, com a largada na Avenida Getúlio Vargas para as provas de 5km, 10km e 15km. 

Programa – Criado em 1999, o FazAtleta é destinado a atletas, equipes e eventos, por meio do abatimento de até 80% do valor total do projeto esportivo como abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto os 20% restantes são de recursos diretos, para a empresa patrocinada. O proponente precisa apresentar um projeto com todos os documentos necessários e divulgados no site da Setre, na seção FazAtleta.  

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação

Related posts

Estado convoca 709 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil

Fulvio Bahia

Secretaria de Políticas para Mulheres lança aplicativo para garantir a segurança das foliãs no Carnaval

Fulvio Bahia

Inema promove ações de esclarecimento sobre o Cefir Quilombola em territórios baianos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais