CriançaMunicípiosSaúdeVacina

Juazeiro: Prefeitura alerta sobre a importância da vacina BCG para prevenção da tuberculose

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), alerta os papais e mamães sobre a importância de vacinar os bebês para prevenção da tuberculose. Doença que acometeu 78 mil pessoas no ano de 2022 segundo dados do Ministério da Saúde.

A tuberculose é uma doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que geralmente afeta os pulmões, mas também pode atingir os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Se não diagnosticada de forma rápida e tratada de forma adequada pode levar o paciente à morte.

Prevenção
A doença, apesar de grave, pode ser prevenida através da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) indicada para prevenir as formas graves de tuberculose (Miliar e Meníngea) e está disponível nas Unidades de Atenção Básica do município. “A vacina deve ser realizada logo após o nascimento, de preferência nas primeiras 12 horas de vida do bebê. Caso não seja possível, a criança deve ser vacinada ainda nos 15 dias de vida, mas ela pode ser administrada para não vacinados até 04 anos, 11 meses e 29 dias”, disse a diretora de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna dos Santos Evangelista.

Fluxo na rede municipal de saúde

A diretora ainda explicou sobre o fluxo de aplicação da BCG na rede pública municipal. “Os bebês que nascem na Maternidade Municipal, de maneira geral, já recebem a vacina antes da alta. Para as crianças que não puderam tomar na maternidade, por alguma eventualidade, ou para os que nasceram em outra unidade hospitalar, a Sesau também disponibiliza a vacinação em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS`s)”, destacou Pollyanna.

A vacina é aplicada nas UBS`s mediante apresentação do CPF ou Carteira Nacional do SUS da criança e RG e CPF dos pais ou responsáveis.  A vacinação é realizada, de acordo com o cronograma, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Segunda-feira, na UBS Piranga (tarde); terça-feira, na UBS CSU; quarta-feira, nas UBSs: Angari, Argemiro e Mussambê; quinta-feira, nas UBS João Paulo II e CSU e na sexta-feira, nas UBSs Alto da Maravilha e Alto da Aliança.

Fonte / Imagem: SECOM PMJ

Related posts

Luís Eduardo Magalhães: Espaço das Artes oferece oficinas gratuitas; saiba como participar

Fulvio Bahia

Agricultura familiar desenvolve produtos de fácil consumo e alto teor energético como opção para quem vai curtir o Carnaval

Fulvio Bahia

Ministério Público: Paulo Afonso deverá regularizar serviço multidisciplinar para crianças com deficiência

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais