Aproximadamente 100 famílias agricultoras serão contempladas.
Agricultores familiares do município de Oliveira dos Brejinhos estão em festa com a entrega de duas unidades de beneficiamento: uma de mandioca, instalada na comunidade Saco do Fogo e a outra de frutas, no povoado Flora. Juntos, os empreendimentos tiveram investimento da ordem de R$ 798 mil, do Governo do Estado por meio de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Prefeitura Municipal de Oliveira dos Brejinhos.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, essas agroindústrias entregues em Oliveira dos Brejinhos seguem o modelo que o Estado da Bahia está adotando de desenvolvimento a partir do rural. “São investimentos estruturantes que a SDR está realizando através da CAR para que esses equipamentos dinamizem a economia local, a exemplo dessa unidade de beneficiamento de mandioca que deve injetar na economia no município, anualmente, mais de R$ 1,5 milhão, com investimentos tanto na base de produção, quanto no processamento de derivados. É esse modelo que o Governo acredita e é isso que a Bahia vem fazendo, trabalhando intensamente para erradicar a fome no estado”.
A presidente da Associação da Comunidade Saco de Fogo, Roseli Amorim de Matos, comemora essa conquista que vai melhorar a vida das famílias da comunidade. “Essa ação veio para ampliar e melhorar a produção do grupo das mulheres do Sertão, que já trabalha desde 2015. Isso vem para melhorar também a comercialização dos nossos produtos derivados da mandioca, como biscoitos, petas, bolos e brevidade”.
As unidades de beneficiamento irão possibilitar a agregação de valor à produção de frutas e de mandioca, oportunizando que os produtos concorram ao mercado de forma mais competitiva, saindo das mãos de atravessadores, além de gerar trabalho e renda para aproximadamente 100 famílias agricultoras e fortalecer a economia do município.
A produção poderá ser comercializada em supermercados locais, nas feiras livres do município e por meio de programas como o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação