BahiaBrasilCapacitaçãoImprensa

Reitor da UFRB recebe Sinjorba e debate a PEC do Diploma

Na última quarta-feira (28), o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué, recebeu a diretoria do Sinjorba para uma conversa acerca da campanha pela aprovação da PEC do Diploma (206/2012), que tramita na Câmara dos Deputados. A matéria prevê o restabelecimento da exigência da formação de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista.

Durante a reunião o Sinjorba fez uma pequena retrospectiva sobre essa luta, desde a decisão de 2009 do Supremo Tribunal Federal que considerou inconstitucional a exigência de diploma para o exercício profissional até o momento atual, além de discorrer sobre as consequências negativas dessa decisão. Para a entidade, o STF pavimentou o caminho para uma enorme precarização no mercado de trabalho do Jornalismo e banalizou a concessão do registro profissional, hoje obtido de forma indiscriminada até por pessoas sem nenhuma capacidade para exercer a profissão.

O presidente do Sindicato, Moacy Neves, pediu ao Reitor o apoio político da UFRB para a campanha pela aprovação da PEC e pediu que a instituição atuasse junto aos 39 deputados federais baianos e ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.

O Reitor Fábio Josué recebeu com entusiasmo a iniciativa, disse que levaria o tema ao Conselho Universitário. Ele colocou essa situação do diploma de Jornalismo no mesmo pacote dos ataques que o ensino superior sofreu nos últimos anos. Ele também falou sobre a importância da Universidade para a sociedade, citando os impactos positivos, sociais e econômicos, da presença da UFRB nas cidades onde está instalada.

Do encontro, sede na Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, participaram ainda o professor e coordenador do curso de Comunicação Social (Jornalismo) da UFRB, Guilherme Fernandes e o editor da Agência de Notícias das Favelas (ANF), Paulo de Almeida Filho, além de dois outros dirigentes do Sinjorba – Orlando Silva e Rafael Lopes -, ambos egressos do curso de Jornalismo do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da UFRB, em Cachoeira.

Fonte / Fotos: ASCOM SINJORBA

Related posts

Bitcoin sobe 4%, touros rompem US$ 60 mil e tentam nova recuperação

Fulvio Bahia

Governo do Estado regulamenta Lei da Agroecologia e Produção Orgânica

Fulvio Bahia

Empresas aéreas pedem 180 dias para adaptação ao horário de verão

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais