BahiaGoverno do Estado

Logística de Transporte em destaque: PPI e Governo da Bahia debatem malha ferroviária

O encontro na Seplan é um desdobramento do ocorrido no mês de março em Brasília, quando o Plano Estratégico Ferroviário da Bahia foi entregue para análise da equipe do PPI

O desenvolvimento da logística de transporte na Bahia, por meio do fortalecimento da interação entre o poder público e a iniciativa privada, foi tema da reunião realizada, na última sexta-feira (30), na Secretaria Estadual do Planejamento – Seplan, entre o secretário especial do Programa de Parcerias Público e Privadas (PPI) do Governo Federal, Marcus Cavalcanti, o secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, e técnicos da secretaria estadual.

Entre as iniciativas em discussão, destaque para a situação da malha ferroviária e as possibilidades de reestruturação e implantação de novos ramais para o transporte de cargas e passageiros. O secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, ressaltou a importância do alinhamento existente com o Governo Federal para a Bahia “superar os desafios existentes na logística de transporte, tornando o estado mais atrativo para a expansão dos investimentos, a implantação de novos empreendimentos e o incremento do comércio exterior”.

Já o secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, fez um balanço da reunião, destacando seus objetivos . “Reunião importante com o secretário Cláudio Peixoto e a equipe da Secretaria do Planejamento. Nós discutimos os projetos qualificados do PPI na área de infraestrutura logística, principalmente, na área ferroviária que impactam na economia. Para que a Bahia incorpore no seu Plano Plurianual e nas ações de governo os investimentos complementares necessários aos programados pelo Governo Federal”.

O encontro na Seplan é um desdobramento do ocorrido no mês de março em Brasília, quando o Plano Estratégico Ferroviário da Bahia foi entregue para análise da equipe do PPI. Desenvolvido pela Fundação Dom Cabral, o plano ferroviário foi elaborado, a partir da análise da demanda por transporte de cargas projetada até 2035 e demonstra a viabilidade do modal ferroviário em função do custo atrativo em comparação aos demais, além da necessidade de conexão das ferrovias com os portos baianos.

A reunião contou com a participação do superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Barreto, o assessor especial Antônio Valença, e o diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais – SEI, Edgar Porto.

Fonte : ASCOM Seplan
Foto: Lucas Pondé

Related posts

Itaberaba: Jerônimo anuncia que Hospital Regional será reaberto pelo Governo

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador inicia construção de centro voltado para conservação e recuperação de Mata Atlântica

Fulvio Bahia

Rondesp Central localiza traficante que exibia armas em redes sociais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais