Vinte e cinco estudantes indígenas do Colégio Estadual Coroa Vermelha viajaram de Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul da Bahia, para Salvador, onde vão participar pela primeira vez, neste domingo , do Desfile Cívico do 2 de Julho. No último sábado (1°), acompanhados de professores, eles tiveram a oportunidade de visitar pontos históricos relacionados à Independência do Brasil na Bahia, além de museus.
A viagem dos alunos e professores indígenas, que são da etnia Pataxó, e líderes de suas classes de aula, foi viabilizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). A atividade integra a Aula de Campo da Feira Nordestina, promovida pelo colégio e que teve como tema, este ano, o Bicentenário da Independência da Bahia.
“O projeto teve o objetivo de valorizar a identidade nordestina, possibilitando aos estudantes se perceberem parte da população protagonista de nossa história, composta pelos povos originários que lutaram e lutam por nossa liberdade”, explicou a vice-diretora do colégio, Verônica Pataxó.
No passeio por Salvador, os estudantes passaram por locais históricos, da Lapinha ao Campo Grande, e conheceram os museus de Arte Moderna (Avenida Contorno), de Arte da Bahia (Corredor Vitória), o Afro-Brasileiro (Terreiro de Jesus) e o da Cidade (Comércio).
“A viagem está sendo incrível, uma experiência bem diferente. Espero que a gente possa ter outras experiências como esta”, afirmou, empolgado, o estudante Kamaywrá Pataxó. Sua colega Caroline Nazaré também falou sobre a visita e a participação no Desfile do 2 de Julho. “É uma oportunidade única estar aqui. Estou aproveitando para conhecer um pouco mais sobre a cultura de Salvador. Todos os meus colegas estão amando a viagem”.
Fonte / Foto: SEC/GOVBA