Agricultura FamiliarBahiaGoverno do Estado

Incremento na mandiocultura gera desenvolvimento para comunidade rural de Baianópolis

Por meio de projetos executados pela CAR, nos últimos anos, já foram realizados investimentos da ordem de R$ 136 milhões na Mandiocultura.

A Associação dos Produtores de Leite e Agricultores Familiares de Baianópolis (Aplafaba), do território Bacia do Rio Grande, é um dos exemplos de que os investimentos na agricultura familiar, aplicados de forma qualificada, geram resultados positivos.

As famílias filiadas à Associação foram beneficiadas com um projeto voltado para o fortalecimento da mandiocultura e já estão colhendo, com apenas quatro meses, as primeiras raízes de mandioca das 16 mil mudas entregues por meio do projeto.

A ação foi realizada por meio do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). As mudas de mandioca (manivas-sementes) entregues possuem qualidade genética e fitossanitária e são resultado da parceria entre a CAR, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Biofábrica.

“Estou feliz pelo desempenho da mandioca, tem muita raiz. Graças a Deus está dando muito certo e vai dar mais certo ainda, porque está só com quatro meses e já está desenvolvendo muito bem. Muito bom o projeto”, destacou o presidente da Associação, José Palmeira Neto.

Por meio de projetos executados pela CAR, nos últimos anos, já foram realizados investimentos da ordem de R$ 136 milhões na Mandiocultura. São ações que estão garantindo melhores condições de trabalho, aumento da produção e produtividade e, consequentemente, renda para as famílias atendidas.

Entre as ações executadas estão desde a distribuição de insumos, como as mudas de qualidade fitossanitárias, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) para o manejo adequado da cultura, agroindustrialização da produção, até a comercialização, na busca por novos mercados e oportunidades, entre outras.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Fonte /Foto: Ascom/CAR

Related posts

Embasa publica edital de consulta para ocupação de vagas remanescentes em concurso público

Fulvio Bahia

Inscrições para 2ª edição da chamada Cidade Zero Carbono 2023 terminam nesta sexta-feira (28) 

Fulvio Bahia

Posse popular fecha ciclo de formação de mais 14 defensores(as) público(as)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais